3 livros para ler antes de fazer o CFO PMBA

3 livros para ler antes de fazer o CFO PMBA

É muito importante que, antes de pensar em ingressar em qualquer carreira policial-militar, o candidato tenha perfeita consciência do ofício que está abraçando. Pior do que não conseguir passar num concurso é ser aprovado e se frustrar com as realidades que deverá enfrentar.

Pensando nisso, resolvi indicar aqui no blog três livros que irão ajudar muito o seu entendimento sobre alguns desafios e contextos das polícias e da segurança pública no Brasil, inclusive na Bahia.

São livros que li após ingressar na PM, mas que me ajudariam bastante a entender determinadas questões se tivesse lido antes. Caso leia ou já tenha lido algum deles deixe seu comentário dizendo o que achou.

Vamos lá:

Grupo de Estudo para o CFO PMBA

Insira o seu endereço de email abaixo e participe gratuitamente do Grupo de Estudo para o CFO PMBA!

O Espírito Militar – Celso Castro

Esse livro é fruto da primeira pesquisa antropológica realizada numa instituição militar brasileira. A partir da visão de mundo e do cotidiano dos cadetes da AMAN, a Academia Militar das Agulhas Negras, o autor discute temas como os processos de socialização, conflito e construção da identidade militar.

O resultado dessa incursão de um antropólogo na caserna é aqui apresentado de forma clara e objetiva, num estudo que busca evitar estereótipos e preconceitos.

Vale lembrar que a Polícia Militar é força reserva e auxiliar do Exército Brasileiro, o que garante bastante semelhança entre as práticas na Academia do Exército com as práticas nas academias das PM.

Disponível na Livraria Saraiva.

Cabeça de Porco – Luiz Eduardo Soares, Celso Athayde e MV Bill

‘Cabeça de Porco’ é o resultado de um trabalho em duas fontes: entrevistas e filmagens feitas por MV Bill e Celso Athayde durante 15 anos em favelas de nove estados brasileiros sobre crianças e jovens que vivem no mundo do crime, suas razões e a dimensão humana de suas vidas.

A esta pesquisa original, relatada com a emoção de quem assistiu de perto a situações perigosas, se associam os textos do antropólogo Luiz Eduardo Soares – um conjunto de registros etnográficos apurados ao longo dos últimos sete anos, sobre juventude, violência e polícia.

O propósito do livro é traçar um painel realista sobre a violência instalada no Brasil. A intenção não é denunciar. É compartilhar com os leitores preocupações e reflexões, na perspectiva de manter viva a esperança.

Disponível na Livraria Saraiva.

Matar! – Dave Grossman

O livro Matar!, do Tenente Coronel da Marinha norte-americana e psicólogo Dave Grossman, expõe como, pelo emprego de técnicas de condicionamento psicológico, a dificuldade do ser humano em matar foi superada.

Grossman polemiza, ao associar o aumento da violência na sociedade norte-americana ao uso, pela indústria de entretenimento, das mesmas técnicas usadas pelos militares. Também fala dos elementos que levam o ser humano a tirar a vida de seus semelhantes, e discute os efeitos psicológicos de quem comete este ato.

Disponível na BibliEx.

2 Comentários


  1. O link do 3º livro (Matar!) está apresentando erro.


  2. Ten. Danilo, esses livros que o senhor indicou irá de certa forma nos ajudar sobretudo na matéria de redação? por se tratar de assuntos como direitos humanos e o policial dos dias de hoje.. ou estou enganado?

    abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *