Os 5 pilares da aprovação para o CFO PMBA no ano novo

Saudações, futuros oficiais da Polícia Militar da Bahia e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia! Como vão os estudos?

O ano novo chegou, trazendo a atmosfera de renovação de ciclo e sonhos. Muita gente debocha desse momento, por causa das pessoas que não cumprem o que prometem no começo do ano, mas podemos olhar de maneira positiva esse cenário e usar ele em nosso favor.

Que tal utilizar lucidez para organizar a sua rotina de estudos e estabelecer metas claras (e realistas) em relação ao ano novo? Essa é uma excelente iniciativa, que vou tentar lhe incentivar a fazer agora.

Vamos nessa!

Sua rotina de estudos

Para começar, lembro que o recomendável é que sua rotina de estudos para o Concurso CFO PMBA deve ser diária (exceto, talvez, os finais de semana – sábado e domingo).

Evite se deixar levar pelas circunstâncias. Você deve ter um horário específico, pré-definido, para estudar. Para isso, a sugestão é que você organize toda sua rotina – alimentação, sono, exercício físico e tudo mais.

É preciso criar o hábito de estudar. Aí seu corpo e sua mente vai simplesmente pedir que você estude no horário correto.

Seu foco

Foco no Concurso CFO PMBA

Estar ocupado não significa que você está fazendo algo de realmente produtivo. Se o Concurso CFO PMBA é sua principal meta, procure detectar quais são os “sugadores” do seu tempo.

Às vezes ficamos horas no computador, no celular ou na frente da televisão, gastando toda a energia que poderia ser direcionada para o seu sonho.

Foco é a capacidade de manter-se atento, sem distrações, a uma atividade específica. No nosso caso, estudar para o CFO PMBA/CBMBA. Quanto mais você estiver direcionado à sua preparação, mais vantagens competitivas você terá.

Sua eficiência

Você sabe o que é eficiência? É a capacidade de alcançar um resultado da maneira mais otimizada possível.

Nosso objetivo é passar no Concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia ou do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia. Para fazer isso, precisamos priorizar o seguinte:

  • Aprender o máximo, no mínimo de tempo possível
  • Evitar o retrabalho, ou seja, repetir estudos que já foram feitos (com baixa qualidade)
  • Estudar o que não deve ser estudado com materiais desatualizados ou incompletos

Dez horas de estudo de má qualidade valem muito menos que 2 horas de estudo consistente, atencioso e motivado através de um material de qualidade.

A eficiência é um princípio de ouro no estudo para concursos.

Seu autoconhecimento

Autoconhecimento para o CFO PMBA

Quando você estabelece uma rotina de estudos, seu corpo entra no piloto automático para realizar as atividades relacionadas ao concurso. Além disso, você deve ter uma fina observação sobre si mesmo para render mais nos estudos.

Qual horário do dia você rende mais? A presença de quais pessoas lhe rendem menos disciplina nos estudos? Você consegue produzir mais em que cômodo da sua casa?

Faça testes e perceba os diferentes resultados que surgem na sua disposição e capacidade de apreensão dos conteúdos.

Sua estrutura

Por fim, algo fundamental: num concurso concorrido como o CFO PMBA e o CFO CBMBA, é inevitável ter uma estrutura de qualidade para se preparar.

Você pode fazer algum cursinho presencial, cursos online, adquirir apostilas impressas ou virtuais.

Se o material que você quiser investir parecer caro, pense no seu primeiro salário como oficial da PMBA. O custo/benefício vale a pena ou não? Tenho certeza que sim. A maior parte dos materiais vendidos na internet permitem compra com cartão de crédito em múltiplas parcelas.

Existem materiais na internet gratuitos muito bons, mas não se engane: ter um material de qualidade, feito com base nos concursos anteriores e com todo o conteúdo programático do edital é inevitável para estar entre os grandes concorrentes.

Minha sugestão para o Concurso CFO PMBA 2018 é a seguinte:

Apostila digital Concurso CFO PMBA Apostila impressa Concurso CFO PMBA

Finalizando…

Se você tem dúvidas sobre o Concurso CFO PMBA, sugiro que leia o artigo a seguir: Concurso CFO PMBA 2018: como estudar do zero para passar!

Que 2018 seja o ano em que você consegue realizar o sonho de tornar-se oficial da Polícia Militar da Bahia ou do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

Foça, foco e fé!

2 Comentários


  1. Danilo bom dia.

    Gostaria de ler sua opinião sobre a banca do CFOBA2018.
    Devido a mudança de banca para as provas que teriam para soldados, lembro que ano passado ficou uma dúvida no ar (pelo menos eu acabei ficando, talvez por falta de informação) sobre qual banca aplicaria as provas do CFOBA2017. Como você falou que existi a possibilidade ter novamente um novo concurso neste ano (de eleição), o primeiro pensamento que tive foi sobre qual seria a banca dessa vez.

    Será que a Consultec será a banca organizadora do CFO2018?

    Ficaremos gratos pela resposta.


  2. Danilo, pelo seu entendimento, acha provável um novo concurso para o CFO PM-BA em 2018, ou nem tão cedo?

    E, mais uma pergunta – você acredita que o próximo certame venha com nível de escolaridade ainda médio?

    Desde já, Obrigado e parabéns pelo blog!
    Abs…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *