Concurso CFO PMBA 2018 – Questões comentadas #2

Saudações, futuro oficial da PMBA! Como vão os estudos? Hoje vamos partir para mais uma questão comentada.

Lembre-se das três principais razões para trabalharmos com questões comentadas para o Concurso CFO PMBA:

  1. Você entende a forma da banca cobrar os conteúdos.
  2. Você testa seus conhecimentos.
  3. Você reduz a tensão no momento da prova, principalmente se fizer simulados.

Dessa vez, vamos fazer uma questão da prova de Matemática e Raciocínio Lógico, que caiu no Concurso CFO PMBA 2014. Vamos nessa!

Questão de Matemática e Raciocínio Lógico

Concurso CFO PMBA 2014/Consultec

Por medida de precaução, a administração de um prédio resolveu restringir o número de pessoas transportadas por um de seus elevadores a 9 mulheres ou 6 homens, de média compleição.

Respeitando-se a restrição imposta, quando, no elevador, já se encontram 6 mulheres, é correto afirmar que, nesse elevador, ainda podem entrar, no máximo,

01) quatro homens.

02) dois homens.

03) dois homens e uma mulher.

04) dois homens e duas mulheres.

05) um homem e duas mulheres.

Observando o enunciado, percebemos que cada 9 mulheres equivale a 6 homens. Simplificando, temos que cada 3 mulheres equivale a 2 homens.

Sendo assim, se temos no elevador 6 mulheres, temos nele o equivalente a 4 homens. Por óbvio, considerando o que foi dito no enunciado, 2 homens são suficientes para completar elevador. Portanto, a alternativa 02 é a correta.

Essa questão poderia ser resolvida tanto através da análise lógico-matemática, como fiz aqui, como utilizando variáveis.

O importante nela é fazer essa relação entre homens e mulheres, sabendo quanto cada um representa do outro.

Ainda ficou com dúvida? Deixe um comentário!

Apostila impressa Concurso CFO PMBA Apostila digital Concurso CFO PMBA

 

4 Comentários


  1. Boa tarde, Danillo.

    Teria como postar em seu blog os salários dos Oficiais Policiais Militares da Bahia? De Asporante à Coronel Pm.

    Outra questão: O Oficial Capitão pode optar em trabalhar nas ruas combatendo na linha de frente das operações, como se fosse um Soldado, Cabo, Sargento… ou o serviços é de “inteligência” ou estratégico e organizacional?

    Obrigado pelas futurad respostas.


  2. Oi, Marcelo… Os oficiais podem, sim, atuar na rua quando for conveniente. Mas depende da unidade em que se encontram. Mas de maneira geral, os capitães atuam na parte administrativa. Abraço!


  3. Olá Danilo, Boa noite. sou de Itabuna, prestei o concurso para CFSD, mas fiquei fiquei impedido pelo numero de redações corrigidas, mas to como habilitado, mas entendo que esse concurso, será bem restrito no quesito vagas, então, estou me dedicando ao meu cronograma voltado ao CFO, sua historia me motivou ainda mais aqui, a vencer todos os obstáculos que a minha mente está tentando impor, nessa caminhada árdua que é estuda para este concurso, no momento, estou estudando sozinho, em casa mesmo, já tenho uma base boa, por contas dos cursinhos voltados a corporação, sei que é muita complexidade de conhecimentos que norteia o certame, mas sentir no fundo do coração, que se eu fizer com dedicação , poderei conseguir, me deixa ainda mais animado. mas a momentos que a mente pesa, sobre o tempo, mas a vida é assim, Deus abençoe vc, em um momento de distanciamento do foco do concurso, vc deu uma palavra motivadora, Deus seja contigo hoje e sempre. já em inscrevi no grupo de estudos, porém nao recebi nada ainda, confirmando o email, nadson.santos628@gmail.com. muito obrigado, gostaria de tirar duvidas, e conversa a respeito da rotina. se possivel . abraços


  4. Boa questão,
    eu fiz por regra de três:
    em relação as mulheres
    9m—–100%
    6m—–x%
    aproximadamente 66% da capacidade já ocupada pelas mulheres;
    logo, os outros 34 % podem ser ocupados por dois homens:
    6h—–100%
    Yh—–34%
    aproximadamente 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *