Preparar-se para o CFO PMBA ou o CFSd PMBA?

Concurso CFO ou CFSd PMBA?

Bastou chegar a informação de que em breve teremos o concurso de soldado da Polícia Militar da Bahia e o concurso de oficiais que muitos candidatos estão no seguinte impasse: estudar para o CFSd ou para o CFO PMBA?

Essa é uma dúvida legítima, já que o esforço na preparação para um concurso público não pode ser gasto sem um método e objetivos bem definidos. Por isso, para definir sua prioridade, primeiro, sugiro observar o conteúdo programático dos dois concursos.

O que cai no Concurso CFO PMBA

As disciplinas previstas no CFO são as seguintes, baseado no último edital:

  • Língua Portuguesa
  • Língua Inglesa
  • Ciências Humanas
  • Matemática/Raciocínio Lógico
  • Noções de Direito
  • Redação

O que cai no Concurso CFSd PMBA

No Concurso de Soldado da PMBA, de acordo com o último edital, você precisará estudar o seguinte:

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico-Quantitativo
  • História do Brasil, Geografia do Brasil e Atualidades
  • Noções de Direito Constitucional, Noções de Direitos Humanos, Noções de Direito Administrativo e Noções de Direito Penal
  • Noções de Igualdade Racial e de Gênero
  • Redação

Diferenças e semelhanças

Como se vê, o conteúdo programático é bastante semelhante, mas percebe-se que a quantidade de assuntos no CFO PMBA é maior do que no CFSd PMBA. A parte de “Ciências Humanas” do CFO abrange Hisória, Geografia e Atualidade, e o conteúdo de “Noções de Direito” também cobra temas de igualdade racial e gênero.

No CFO temos inglês, no CFSd não temos. No CFO temos matemática e raciocínio lógico. No CFSd temos apenas raciocínio lógico.

Outra diferença entre os concursos é a quantidade de vagas. Enquanto o CFO PMBA costuma abrir entre 70 e 120 vagas, o CFSd chega a 2 mil a 3 mil vagas. A concorrência para o CFSd é bem menor.

Que conclusões podemos tirar disso tudo?

Concluindo…

Estude prioritariamente para o CFO, mas se as inscrições para o CFSd abrirem e você ainda não tiver passado no CFO, faça o Concurso do CFSd. Se passar no concurso de soldado, ingresse no curso, onde você estudará todas as disciplinas que caem no Concurso CFO PMBA, e não terá mais limite de idade para ingresso no CFO (praças não estão sujeitos à regra dos 30 anos!).

Ao estudar para o concurso mais difícil você aumenta suas chances de passar no concurso mais fácil. É como se diz no quartel: treinamento difícil, combate fácil!

O Livro do Concurseiro Policial

Baixe aqui, gratuitamente, o edital do CFO PMBA e o edital do CFSd PMBA!

😉

8 Comentários


  1. Essa é a dica das dicas! Estava em dúvida sobre qual estudar, acabo de comprar a apostila digital do CFO e vamos nessa!


  2. Danilo cara!! Bom dia l eu te amo cara!!!!!!!!

    Hehe era a dúvida que estava durante o inócio dessa semana e vc acabou de tirar!!

    Mas não vou estudar pra CFO não. Vou estudar pra soldado. Pois não sabia que sendo soldado não tem o limite dos 31 anos pra se fazer o CFO! !!!!

    Eu te amo cara!! Rsrs

    Sério obrigado o_o!


  3. Parabéns pelo site.
    É bom ver pessoas que já conseguiram seus objetivos ajudando quem está na luta!

    Fiz o concurso para soldado de 2012 e não fui chamada por pouco. Dessa vez não deixarei escapar a oportuniade. Boa sorte a todos.


  4. Achei bastante interessante esse assunto. Mano da hora chegou meu colcho novo. Comprei aquele famoso colcho inteligente. Usei esse site colcho teurapetico . A se me ajudou deve aliviar o nervosismo de algum. V ai se digitei correto o site por favor.


  5. Olá, Danillo! A suspensão de concursos públicos anunciada pela gestão da presidente Dilma Rousseff afetará o cumprimento dos concursos CFO PMBA e CFSd PMBA? Gostaria muito de seu posicionamento e opinião sobre… Desde já agradeço feedback! E, parabéns e obrigado pelo site, tem sido uma mãe para os concurseiros que prestarão os concursos da PMBA.


  6. Elvis, o Artigo 18 da Constituição Federal diz: “A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.” A presidente da república, como chefe de governo, mantém as relações internas da UNIÃO e a sua posição quanto a concurso público não pode abranger aos demais entes federativos pois cada um deles têm autonomia. Porém, caso seja conveniente ou oportuno para os demais entes aderir a essa medida para cortar gastos você deve se questionar sobre alguns aspectos: eu realmente estou preparado para ser aprovado caso haja o concurso normalmente? Mude a natureza do seu pensamento para “é mais tempo para me preparar” ao invés de se entristecer e jogar de lado o seu sonho. Você será o único responsável pelas decisões que irá tomar. Fé, foco e força!


  7. Olá, Esdras! Muito obrigado pelo esclarecimento! E, levarei, sim, em consideração suas sugestões e conselhos. Abraço!


  8. Eu tenho medo,do meu assunto de 2012 não servir e,eu perder tudo que já estudei,e contínuo estudando,e não vou parar,saindo ou não o concurso,é bom ficar preparado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *