Concurso CFO PMBA 2013

Concurso CFO PMBA 2013

Sim, a ideia deste blog é tratar de todos os próximos concursos para o Curso de Formação de Oficiais da Bahia, mas neste momento nossa dedicação é ao próximo concurso, o CFO PMBA 2013. Para iniciar o debate e a orientação sobre o concurso, vamos a algumas perguntas que estão surgindo entre os candidatos:

Quando o edital será publicado?

Ao que parece, ainda teremos um bom tempo para a preparação, isto porque a Polícia Militar da Bahia negou recentemente um boato publicado na imprensa baiana acerca da aproximação da publicação do edital. O Jornal CORREIO, que tinha divulgado uma notícia que indicava o edital para os próximos dias, publicou a seguinte retificação:

Em relação à matéria titulada ‘Concurso de Formação de Oficiais da PM terá 120 vagas’, publicada na manhã desta quinta-feira (15), o Departamento de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar da Bahia informou, através de nota enviada ao iBahia, que o edital do certame ainda está em fase de elaboração.

O DCS também esclareceu que a elaboração do edital inclui a definição do número de vagas para o concurso, que é de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia (CFO).

Isso é bom. Temos mais tempo para a preparação.

Quando a prova será realizada?

O blog Concurso Policial publicou em junho uma nota esclarecedora acerca da realização das provas do concurso. No edital de licitação para a realização do Certame, foi flagrado o seguinte trecho:

O período de realização das provas para o Concurso do CFOPM/BA/2013 será no exercício de 2014, com vistas ao preenchimento de vagas do Concurso/Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Estado da Bahia.

Ou seja, tudo indica que, mesmo que o edital saia neste ano, as provas serão realizadas ano que vem. De novo, mais tempo para nos prepararmos.

O concurso será de nível médio?

Sim. Apesar do momento ser de reformulação do estatuto da PMBA, não há tempo hábil para uma mudança imediata de critério para seleção. Mesmo a proposta que está sendo sugerida ao Governo para mudança na seleção dos candidatos prevê que isto só ocorra “para os concursos públicos com editais publicados a partir de 1° de janeiro de 2016″. Então, continuaremos precisando apenas do nível médio. Mas não por muitos anos…

***

Todas as novidades, notícias e dicas de preparação você encontra aqui no blog. Fique atento! Entre em contato através do contato@concurscfopmba.com.br

😉

[Foto: SECOM/Bahia]