Concurso CFO PMBA 2018: como estudar do zero para passar!

Concurso CFO PMBA 2018

Depois de algum tempo sem postar aqui no blog, retomamos as publicações para fazer algo que há muito planejamos: uma série de conteúdos para uma preparação de longo prazo para o Concurso CFO PMBA.

Talvez você não saiba, mas estudar para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia (e para o Corpo de Bombeiros Militar) exige tempo.

Existe uma quantidade bem grande de candidatos que só iniciam a se preparar quando ouvem rumores sobre a publicação do edital.

Outros estudam só quando o edital é publicado. Mais alguns aguardam o período de inscrições.

Será que essa estratégia é eficiente?

Estamos falando de um concurso que possui concorrências que chegam a mais de 400 candidatos para uma vaga!

Como alimentar a ilusão de que a aprovação virá com um ou dois meses de estudo?

Por isso iniciarei a partir de agora uma jornada extensa voltada para o Concurso CFO PMBA 2018. Uma chance para quem quer se manter focado, motivado e dedicado à preparação para o cargo de oficial da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia.

Essa oportunidade começa agora!

Perdi no concurso PMBA 2017. O que fazer?

Aprovação no Concurso CFO PMBA e CBMBA

Antes de passarmos propriamente para uma estratégia de preparação para o próximo Concurso CFO PMBA, é importante falarmos sobre o concurso anterior.

Se você se interessou por este artigo é porque não foi bem-sucedido na última prova. E isso pode ter um significado negativo para a sua motivação.

Por isso, quero que lembre de algumas coisas:

  1. Você fez um concurso concorridíssimo, com alto nível de dificuldade.
  2. Quando você for aprovado no Concurso CFO PMBA, sua vida mudará completamente. Você terá uma carreira que lhe sustentará pelo resto da vida. É exagerado exigir uma aprovação rápida para algo que mudará toda o resto da sua vida.
  3. Se você não foi aprovado no Concurso CFO PMBA 2017, já tem uma grande vantagem para o Concurso CFO PMBA 2018: a experiência. Isso é uma vantagem tanto em relação ao que você já estudou quanto ao psicológico. Você já sabe quais são os desafios da prova.

Então, se você está desanimado, é hora de sacudir a poeira e seguir em frente.

Seu sonho de tornar-se oficial da Polícia Militar da Bahia ou do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia está mais próximo do que nunca!

O Mindset para iniciar agora

Mindset Concurso CFO

O termo “mindset” quer dizer “configuração mental”, e é cada vez mais utilizado por quem estuda a implementação de melhorias e mudança na vida das pessoas.

Trago essa expressão aqui para que você, a partir de agora, se configure para não saber.

É essencial que você assuma a postura de quem está começando agora, estando aberto a ver com profundidade aquilo que você já leu anteriormente. Lembre-se do que disse o consagrado escritor Jorge Luis Borges:

“Reler é mais importante que ler” – Jorge Luis Borges

Então, se quer se preparar para ser um oficial da PMBA, tente se comportar como um iniciante, mesmo que você esteja avançado no caminho.

Acredite: sempre existem detalhes que ficam pra trás (e eles são cada vez mais explorados nos concursos superconcorridos, como o CFO PMBA).

Além disso, sugiro que você se comporte como um artesão. Um bom artesanato é minucioso, feito com cuidado, atenção e disciplina.

Mais do que se preocupar com o tempo para concluir o trabalho, o artesão se preocupa com a qualidade do trabalho. Estudando para o Concurso CFO PMBA 2018 e/ou para o Concurso CFO CBMBA 2018 você deverá fazer o mesmo.

Você sabe qual profissão irá assumir?

CFO PMBA

Antes de assumir que irá realizar o concurso para ser oficial da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, vale uma pergunta: você sabe quais são as características da sua futura profissão?

No Livro do Concurseiro Policial, que escrevi para candidatos a concursos policiais, especialmente aqueles que se interessam no concurso da PMBA, comento alguns dos equívocos de quem faz o concurso para o CFO PMBA. Veja um trecho:

É preciso considerar que vestir farda, ter poder de polícia, portar arma, ter emprego estável e não viver nas ruas as dores e as delícias de ter essas prerrogativas pode ser sonho de muitos concurseiros, mas lamento dizer que a grande maioria dos policiais trabalham ‘na ponta’, executando o trabalho principal das polícias: policiando!

O Livro do Concurseiro Policial, pág. 14

Novamente citando o Livro do Concurseiro Policial, veja quais serão suas atribuições no início da carreira como oficial da PMBA:

  • Comandar pelotão (cerca de 30 homens);
  • Coordenar policiamento ostensivo, reservado e velado;
  • Assessorar o comando da Corporação;
  • Gerenciar recursos humanos e logísticos;
  • Participar do planejamento de ações e operações;
  • Desenvolver processos e procedimentos administrativos militares;
  • Atuar na coordenação da comunicação social;
  • Promover estudos técnicos e de capacitação profissional.

É bom lembrar, que nos primeiros anos como oficial da PMBA, exercendo o posto de Tenente PM/BM, você atuará nas ruas, fiscalizando seus subordinados, e atuando diretamente em ocorrências.

Trata-se de uma profissão que envolve risco, desgaste psicológico, físico e a necessidade de preparo técnico.

O concurso público é só o seu primeiro desafio!

Conhecendo as regras do jogo

Concurso CFO PMBA

Você sabe o que é o edital de um concurso público?

O edital é um conjunto de normas que regula todas as etapas e regras de um concurso público. Mesmo o edital do concurso para o CFO PMBA/CBMBA 2018 não tendo sido lançado ainda, sempre tomamos como base, para uma preparação com antecedência, o edital anterior.

Depois iremos abordar com mais detalhes cada etapa do concurso, mas desde já saiba quais são:

  1. Exame de conhecimentos
  2. Avaliação Físico-Mental e de Idoneidade Moral

O exame de conhecimentos é o que a maioria dos candidatos conhece do concurso público, composto pelas provas objetivas das diversas disciplinas.

A avaliação físico-mental e de idoneidade moral é uma parte também importantíssima, mas muito ignorada pelos candidatos. Engloba o teste psicológico, o teste de aptidão física, os exames médicos e a investigação social.

Como disse anteriormente, vou abordar cada uma dessas etapas de maneira mais ampla, mas desde já considere a importância de cada uma delas.

A quantidade de reprovados nessas etapas é espantosa. Muitas vezes por simples falta de preparação anterior a cada uma delas.

Duas etapas preliminares à preparação

Preparação CFO PMBA

Antes de falarmos efetivamente da preparação para os concursos CFO PMBA e CFO CBMBA, tenho uma orientação a lhe dar.

Primeiro passo: ler todo o edital do concurso CFO PMBA 2017.

Isso é essencial para que você conheça com profundidade as regras do jogo, saiba o que será exigido e o que não será.

Muitos candidatos vivem do “ouvi dizer” quando estão se preparando para concursos públicos. Precisamos eliminar essa zona cinzenta de ignorância sobre o concurso.

Nenhum jogador de futebol profissional ignora que, ao derrubar o adversário na grande área da defesa, está cometendo um pênalti. Aqui também nós vamos prezar pelo comportamento “profissional”.

Usaremos as regras a nosso favor.

😉

Outro ponto importantíssimo é conhecermos as regras da instituição em que estamos querendo ingressar. E onde encontro essas regras?

Na Lei 7.990/2001… O Estatuto dos Policiais Militares da Bahia. É lá onde estão presentes todas as normas e princípios de organização da instituição.

É no Estatuto dos Policiais Militares que está, por exemplo, o juramento que você precisará fazer quando ingressar na PMBA:

“Ao ingressar na Polícia Militar do Estado da Bahia, prometo regular a minha conduta pelos preceitos da moral, cumprir rigorosamente as ordens legais das autoridades a que estiver subordinado e dedicar-me inteiramente ao serviço policial-militar, à manutenção da ordem pública e à segurança da sociedade mesmo com o risco da própria vida”.

Lei 7.990/2001 – Estatuto dos Policiais Militares da Bahia

(A propósito… Você está disposto a cumprir com esse juramento?)

Selecionei esses dois materiais para iniciarmos nossa trajetória. Você pode fazer o download de ambos a seguir:

Baixar o edital do Concurso CFO PMBA 2017
Baixar Estatuto dos Policiais Militares atualizado

Embora essas pareçam ser etapas preliminares à preparação, ao ler o Estatuto você já começará os seus estudos.

Ele está previsto no conteúdo programático, e cai com frequência entre as questões do concurso.

O fator organização

Organização para o Concurso CFO PMBA

Antes de pensar nos materiais que utilizaremos para estudar, minha recomendação é que você busque uma organização racional para seus estudos.

O primeiro passo é ter um horário fixo, diariamente, para se dedicar apenas à preparação para o concurso. Por enquanto, não precisa se cobrar várias horas de estudo por dia. Mas lembre-se que, quanto mais você reserva tempo para a preparação, mais chances terá.

É fundamental que você tenha frequência diária. Estudar duas horas por dia de segunda a sexta vale muito mais que estudar apenas uma vez na semana 10 horas seguidas.

Separe um tempo para se isolar e apenas estudar para o Concurso CFO PMBA. Isso é fundamental!

Em breve falaremos mais sobre organização. Mas, por enquanto, ter um tempo para o concurso já é um grande passo.

O concurso vai ocorrer?

Dúvidas Concurso CFO PMBA

Essa é uma pergunta que todo candidato faz antes de preparar para o CFO PMBA. Algo natural, até pela ansiedade e desejo de assumir o cargo e garantir o emprego estável o quanto antes.

Mas o fato é que não há como prever, com exatidão, o momento da realização do concurso. Isso passa por uma decisão política/estratégica do Governo do Estado. Mas a boa notícia é que dá pra fazer uma análise positiva em relação a isso.

Primeiro ponto: o Concurso CFO PMBA ocorre com frequência em anos eleitorais para Governador. Foi assim e 2014, 2010, 2006 e 2002, por exemplo.

Segundo ponto: a PMBA passa por um momento de carência de oficiais subalternos (tenentes) nas suas unidades. Principalmente por causa da escassez de concurso nos últimos anos – devido à crise econômica.

Terceiro ponto: os efeitos da crise no país, e na Bahia, começam a amenizar. Juntando a necessidade institucional, o apelo político que o concurso tem e a melhoria da economia, não é demais admitir a possibilidade do novo concurso.

O fator idade

Muitas pessoas deixam de fazer o concurso CFO PMBA por conta da idade limite para realizar o concurso. De fato, para ingressar na instituição você precisa se enquadrar no seguinte critério:

“Ter no mínimo 18 (dezoito) e no máximo 30 (trinta) anos de idade completos, comprovados por meio de documento de identidade atualizado, na data da matrícula no Curso de Formação de Oficiais”

Edital do Concurso CFO PMBA 2017

Então, vamos lá… Se você já tem 30 anos completos, se dedicar neste momento à preparação para o Concurso CFO PMBA é um risco.

Se você tem até 29 anos completos, isso não é um problema, já que poderia ser matriculado, caso aprovado, até no ano de 2019.

Se você é praça da Corporação, não importa sua idade. A PMBA não exige limite de idade para quem já faz parte dos seus quadros. Não há qualquer perspectiva dessa regra ser modificada.

O Concurso CFO PMBA 2018 será de nível médio?

Um medo frequente entre os candidatos para o CFO PMBA é a mudança do nível de escolaridade do concurso.

Atualmente é exigido o nível médio para ingresso no quadro de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. A mudança desse cenário para o ano que vem também é improvável.

Primeiro porque não há nenhuma mobilização efetiva da categoria, neste momento, que pressione o Governo para fazer essa alteração.

Segundo porque o Governo não tem interesse nessa mudança, já que envolve a transformação da carreira de oficiais para o status de nível superior – trazendo implicações salariais/orçamentárias.

Mesmo recebendo um diploma de graduação ao concluir o Curso de Formação de Oficiais, a exigência de nível superior no ingresso dá, automaticamente, uma valorização na carreira.

Geralmente conquistas assim ocorrem após muita pressão e reivindicação da categoria. Não é o que ocorre no momento.

Material de estudo

Apostila CFO PMBA

Durante nossa jornada de preparação para o CFO PMBA/CBMBA trarei muitos materiais interessantes para incrementar nossos estudos – a maior parte dele 100% gratuitos.

Mas difícilmente você conseguirá ter uma preparação razoável se não investir, pelo menos, em uma apostila ou curso completo, que contenha todos os assuntos do edital.

Como o edital ainda não foi publicado, precisamos ter como base a apostila do concurso 2017. Geralmente as mudanças no conteúdo programático, quando ocorrem, são muito pequenas.

Caso você esteja em uma cidade onde existam cursos presenciais voltados especialmente para o CFO PMBA, e haja disponibilidade de tempo e recursos financeiros pra isso, melhor ainda!

Mas se essa não for sua realidade, segue uma sugestão de apostila completa para o Concurso CFO. Fiz comparações e, entre as apostilas produzidas para o concurso, essa é a que possui o melhor custo/benefício, com uma qualidade bem interessante:

Apostila completa para o Concurso CFO PMBA/CBMBA [DIGITAL]

Apostila completa para o Concurso CFO PMBA/CBMBA [IMPRESSA]

Para uma preparação inicial, me parece um excelente investimento. Pense o quanto esse material pode lhe fazer ganhar após a aprovação no concurso e faça as contas sobre sua importância.

(Se quiser doses de motivação, conhecimento da atividade policial, materiais complementares e relatos do dia-a-dia policial, conheça também o Livro do Concurseiro Policial).

Uma mensagem final…

Se você chegou até aqui é porque, definitivamente, está realmente interessado em tornar-se oficial da Polícia Militar da Bahia ou do Corpo de Bombeiros Militares da Bahia.

O que lhe impede de chegar nesse objetivo? Agora, é você mesmo.

A não ser que você esteja fora dos requisitos do concurso, está aí uma chance definitiva para ser aprovado no concurso.

Com disciplina, força de vontade, organização e paciência, você vai conseguir chegar lá!

De minha parte, firmo o compromisso de postar aqui muito mais dicas, materiais e informações que possam lhe ajudar nessa jornada.

Fique atento. Logo, logo vem mais novidades por aí!

Ah… Tem dúvidas, críticas ou sugestões… Deixe um comentário logo abaixo. Pra mim é essencial ouvir sua opinião.

😉

21 Comentários


  1. Excelente postagem!
    Estou na torcida para que essa sua teoria de que haverá concurso em 2018 esteja correta!
    De qualquer forma, estou me preparando como se o edital já tivesse sido lançado!
    Obrigado pelo suporte!


  2. Ameiii! Obrigada por se preocupar com quem ainda não conseguiu realizar seu sonho assim como eu.


  3. Muito bom!
    Parabéns pela iniciativa, guerreiro. Ótimo conteúdo!
    Eu prestei o concurso esse ano (2017), mas infelizmente não consegui administrar corretamente o tempo e caí… fiquei na 448º posição. Estou na luta e só paro lá, com fé em Deus.


  4. Parabéns Parceiro pelo projeto. Fiz o concurso esse ano e bati na trave. Acredito que no próximo ano será a minha vitória. Li seu post hoje e já me motivei a voltar para a minha jornada de estudos. Estarei acompanhado suas publicações. Vamos pra cima!


  5. Valeu, pessoal! Fico muito feliz que tenham gostado do conteúdo e estejam focados na preparação para o próximo concurso. Vamos nessa! 🙂


  6. Estava sentindo falta das suas postagens. Acompanho já faz um tempo… Fiz o concurso este ano e por falta de tempo, acabei ficando fora por não ter estudando Inglês e Matemática. Desde então, deixei de estudar e sonhar com meu ingresso na PM. Olhar a lista de convocados e não ver o meu nome, tirou meu chão e vontade de tentar mais uma vez. Só que com esses post, você conseguiu devolver minha vontade de voltar a estudar e sonhar mais de novo. Não esqueça dessa galera não, rs.


  7. Bom dia, Capitão ! Tenho uma dúvida: pessoas com tdah podem ser eliminadas no exame toxicológico da PMBA (para o CFO), mesmo apresentando receita médica e fazendo o acompanhamento com um profissional da área ?
    Parabéns pelo site, muito legal !


  8. Maryana… Que bom ler teu comentário. Fico muito feliz que tenha ajudado a recuperar sua motivação. Vamos em frente!

    João Oliveira… Realmente não sei. Se for um transtorno, é mais fácil gerar dificuldades no teste psicológico ou exames médicos. Mas é preciso pesquisar. Uma dica: entre em contato com o Departamento de Saúde da PMBA. Abraço!


  9. Danillo Ferreira, estou sempre aqui olhando seu blog. Eu simplesmente amo!!! Mas, me tire uma dúvida, será que vai abrir mesmo em 2018? Geralmente pelo últimos são de 4 em 4 anos, por isso estou achando estranho. Vou tentar entrar em um curso presencial assim que minha faculdade acabar, estou no último semestre.


  10. Oi, Caroline. Na verdade, nunca aconteceu do CFO demorar tanto tempo para abrir. Foi a primeira vez que demorou mais de dois anos para ter um novo concurso. A tradição é de abrir anualmente. Como eu disse no texto, os anos eleitorais costumam ter concurso para o CFO PMBA. Penso que 2018 não será diferente. Abraço!


  11. Danilo, obrigado pelo post.
    Se possível, responde uma dúvida.
    Fui um dos primeiros aprovados para soldado na minha região e tudo indica que o curso de formação começará no início de 2018.
    Qual estratégia você recomendaria a um aluno a soldado que pretende obter aprovação no CFO 2018 ?


  12. Este ano fiquei em 19xx (não me lembro exatamente a colocação) infelizmente. Me desanimei bastente, mas lendo esta postagem vejo que a luta continua! Agora é focar nas deficiências e começar o preparatório para a próxima batalha!


  13. Uilliam: no Curso de Formação de Soldados você terá um intensivão de várias disciplinas que caem no Concurso CFO PMBA. Aproveite para aprender o máximo. Faça anotações e tire todas as dúvidas com os instrutores. Será um diferencial grande. Enquanto o curso não começa, continue estudando. Quem sabe você passa no CFO já durante o Curso de Soldado? 😉

    Abdon: que legal ver você empolgado. Vamos em frente!


  14. Danilo, gostaria de parabenizar pelo site e por ajudar a todos que estudam para realizar esse sonho. Gostaria de saber se deve ter mesmo o CFO em 2018 e se os assuntos são os mesmos para oficial do CBMBA. Abraço e mais uma vez parabéns pelo trabalho!


  15. Oi, Rodrigo! É como eu disse no artigo… Nossa expectativa é que o concurso ocorra, como acontece em todo ano eleitoral. Até agora só há motivos para o concurso ocorrer.

    Também acho que as disciplinas serão as mesmas – tanto para o CFO PMBA quanto para o CFO CBMBA. Abraço!


  16. Melhor notícia, torço muito para que seja nível médio.


  17. Boa, fiquei na posição 352 desta vez no CFO 2017… ficou de experiência, faltou dedicar um pouco mais na matéria de direito Mat e inglês .. pq não conseguir ficar acima da média. Realmente para um concurso dessa concorrência tem que se dedicar muito. Pretendo dar continuidade, gostaria de saber se vc tem algum grupo específico de preparação, ou tem um curso no qual possa fazer parte. Obrigado pelas dicas no seu site sempre acompanho.


  18. Oi, Ramon! Inicialmente tem os materiais que indiquei no texto. Em breve vamos desenvolvendo algo mais intenso para nos preparar. Basta continuar acompanhando o blog. Abraço!


  19. Danilo, obrigado não somente pelo retorno, mas também por compartilhar esse olhar “visionário”.


  20. Sou Sd PM do Corpo de Bombeiros da PMESP e no ano de 2018 pretendo prestar a prova do CFOBA, seu artigo foi muito esclarecedor e motivador para mim, muito obrigado. A única duvida que me restou é o período. Nos anos de eleição geralmente em qual período do ano que seria realizada a prova?


  21. Oi, Rafael… isso pode variar bastante. Mas é bom lembrar que durante o período eleitoral os governos só não podem nomear os candidatos. Fazer o concurso, não tem problema. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *