Como estudar para os Concursos PMBA do zero?

Iniciar nos concursos PMBA

Saudações, futuro policial militar da Bahia! Como vão os estudos?

Uma das maiores dificuldades entre os candidatos a concurso público é simplesmente iniciar. Há uma citação, atribuída ao poeta romano Horácio, que diz o seguinte:

Quem começou, tem metade da obra executada. – Horácio

Na prática, é justamente isso que acontece: após iniciar um trabalho, fica muito mais fácil perceber tudo que é necessário para concluí-lo. É muito cômodo sentar e dizer que o trabalho é pesado, sem tê-lo iniciado. É como li outro dia num site gringo:

A motivação, falando de modo geral, opera sob a presunção errônea de que é necessário um estado mental ou emocional particular para que uma tarefa seja realizada.

A disciplina, em vez disso, separa o funcionamento externo dos sentimentos e mudanças de humor, e assim ironicamente, ao melhorar as emoções de modo consistente, evita o problema.

Não espere a motivação chegar: comece o trabalho, seja disciplinado e as emoções necessárias para cumprir sua missão chegarão. Às vezes confiamos demais em nós mesmos, e acabamos nos boicotando. A dica é não pensar muito, e dar o primeiro passo.

Vou começar. Por onde?

Se eu fosse você, começaria lendo o Estatuto dos Policiais Militares da Bahia. Por quê?

O Estatuto da PMBA é onde estão contidas todas as normas que regulam o dia-a-dia do policial militar. Lá você encontra detalhes sobre o funcionamento das carreiras, direitos e deveres, além de informações sobre o próprio concurso (formas e exigências de ingresso).

Algo fundamental, e pouco observado pelos candidatos, por exemplo, são os 17 itens que falam sobre a Ética Policial-militar. É possível fazer uma redação sobre cada um desses tópicos (artigo 39 do Estatuto), que estabelecem preceitos para ser policial militar:

  1. Amar a verdade e a responsabilidade como fundamento da dignidade pessoal;
  2. Exercer com autoridade, eficiência, eficácia, efetividade e probidade as funções que lhe couberem em decorrência do cargo;
  3. Respeitar a dignidade da pessoa humana;
  4. Cumprir e fazer cumprir as Leis, os regulamentos, as instruções e as ordens das autoridades competentes, à exceção das manifestamente ilegais;
  5. Ser justo e imparcial no julgamento dos atos e na apreciação do mérito dos subordinados;
  6. Zelar pelo preparo moral, intelectual e físico próprio e dos subordinados, tendo em vista o cumprimento da missão comum;
  7. Praticar a solidariedade e desenvolver permanentemente o espírito de cooperação;
  8. Ser discreto em suas atitudes e maneiras e polido em sua linguagem falada e escrita;
  9. Abster-se de tratar de matéria sigilosa, de qualquer natureza, fora do âmbito apropriado;
  10. Cumprir seus deveres de cidadão;
  11. Manter conduta compatível com a moralidade administrativa;
  12. Comportar-se educadamente em todas as situações;
  13. Conduzir-se de modo que não sejam prejudicados os princípios da disciplina, do respeito e do decoro policial militar;
  14. Abster-se de fazer uso do posto ou da graduação para obter facilidades pessoais de qualquer natureza ou para encaminhar negócios particulares ou de terceiros;
  15. Abster-se, na inatividade, do uso das designações hierárquicas quando: a) em atividade político-partidária; b) em atividade comercial ou industrial; c) para discutir ou provocar discussões pela imprensa a respeito de assuntos políticos ou policiais militares, excetuando-se os de natureza exclusivamente técnica, se devidamente autorizado; d) no exercício de funções de natureza não policiais militares, mesmo oficiais.
  16. Zelar pelo bom conceito da Polícia Militar;
  17. Zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público.

Você pode pegar o Estatuto dos Policiais Militares atualizado neste link.

Estudando pra valer

O Livro do Concurseiro Policial

O segundo passo, fundamental para quem vai fazer qualquer concurso, é observar estritamente o que o edital do concurso diz. Se o edital ainda não saiu, busque o edital do concurso anterior. Observe o seguinte no edital:

  • Requisitos de ingresso.
  • Natureza dos testes (conhecimentos, físicos, psicológicos, médicos e investigação social).
  • Conteúdo programático.

O conteúdo programático é o “filé” do edital. Você deve estar atento a ele de maneira focada, pois todo o conhecimento necessário para sua aprovação está contido nele.

Pegue o edital do último Concurso CFO PMBA neste link!

Pegue o edital do último Concurso Soldado PMBA neste link!

Onde encontrar materiais

Aqui no blog Concurso CFO PMBA indico materiais diversos para a sua preparação. Desde cursos completos até apostilas básicas, mas bastante úteis.

Em muitos artigos trago materiais gratuitos que complementam seus estudos criando diferenciais importantes. Esse trabalho é contínuo, por isso não deixe de acompanhar nossas publicações. Fique atento!

🙂

3 Comentários


  1. Sempre visto o blog, e fico feliz quando vejo qualquer tipo de informação postada aqui.
    A cada dia sinto mais próxima a data da liberação dos editais, quando por meio de postagens, vejo as instigações para o foco aos estudos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *