Definido se o CFO PMBA será de nível médio ou superior!

Nos últimos meses a Polícia Militar da Bahia vinha passando por discussões a respeito da reestruturação das carreiras e da própria estrutura da instituição. Entre as possíveis mudanças (desejada pelos já oficiais da PMBA) era a mudança no critério de acesso ao Curso de Formação de Oficiais, que em vez de ter como exigência o ensino médio deveria passar a exigir nível superior em Direito.

Apesar da militância dos interessados, a mudança não se realizou na prática. Hoje foi publicada a nova Lei de Organização Básica (LOB) da Polícia Militar da Bahia no Diário Oficial, e não há qualquer mudança que coloque a exigência de nível superior em Direito como possibilidade nos próximos anos.

Apostila Concurso CFO PMBA 2015

As mudanças da nova LOB da PMBA

Mas há algumas coisas que devemos estar atentos para a realização do CFO PMBA. De acordo com a LOB, a Academia de Polícia Militar passa a ter a seguinte finalidade:

Art. 38 A Academia de Polícia Militar, Instituição de Ensino Superior de Segurança Pública, tem por finalidade promover a formação, capacitação, aperfeiçoamento, especialização e educação continuada de Oficiais da Polícia Militar e de outras instituições da área de Defesa Social e de Segurança Pública.

Outra detalhe importante é que a partir de agora haverá concursos separados para oficiais bombeiros e oficiais da Polícia Militar, já que as instituições se separaram. Uma Academia de bombeiros será criada, com a seguinte finalidade:

Art. 26 – A Academia de Bombeiros Militares, instituição de ensino superior do CBMBA, tem por finalidade promover a formação, a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a educação continuada de Oficiais bombeiros militares e de servidores de outras instituições da área de defesa social e de segurança pública.

Baixe agora a nova Lei de Organização Básica (LOB) da PMBA!

***

Se você está interessado no CFO PMBA 2015, sugerimos que se cadastre logo no Grupo de Estudo por email aqui do blog. Temos muitas novidades em vista.

Além disso, vamos criar um grupo VIP, com alguns selecionados para ter acesso a materiais e dicas mais apurados, com um pequeno investimento. Em menos de uma semana que anunciamos aqui a quantidade de interessados já foi enorme. Mas estamos selecionando aqueles que realmente podem participar de maneira produtiva do Grupo.

Caso você tenha interesse em participar, mande email para contato@concursocfopmba.com.br Em breve traremos mais detalhes.

 

  • kelly

    Gostaria de saber quem estiver iniciando o curso de direito em 2015( 1°semestre) podera se increver no cfo?

    Grata
    Kelly cristina

  • Tu tendo completo o ensino médio já pode sim se inscrever no CFO, como dito acima, não há qualquer mudança que coloque a exigência de nível superior em Direito como possibilidade nos próximos anos.

    Obrigado RobertsWilliams .’.

  • alison

    Graças a Deus que não mudaram a exigência.
    .

  • By Rafael Silva

    Tenho fé de mim, passa bem antes dessa lei ser aprovada ‘ :3

  • luciana

    ate que idade pode fazer o concurso?

  • Luan Brito

    Inclusive essa é uma grande dúvida minha e de meus colegas soldados.
    Li a LOB e não observei nada a respeito de nível superior em direito.
    Pensávamos que 2015 seria nossa última tentativa para quem não é formado em direito.

  • não há qualquer mudança que coloque a exigência de nível superior em Direito como possibilidade nos “próximos anos.” Quantos anos exatamente?

  • lohandias

    quando abre as inscrições?

  • Marivaldo

    Gostaria de saber : quando abrira as inscrições , e sé eu posso fazer ,tenho 18 anos e estou cursando o 3 ano do ensino médio.

  • Marivaldo, no ato da inscrição solicitará que o nível médio esteja concluído.
    Luciana, o concurso por exige estatuto específico tem como uma das exigências a idade de no minimo 18 e no máximo 30 anos de idade, com estatura minima de 1,60 m para candidatos do sexo masculino e 1,55 m para candidatos do sexo feminino.

  • caroline

    Só irei completar dezoito anos no início de Outubro , se até lá não ter aplicado a prova, será que posso fazê-la sem problemas?

  • caroline

    Ahhhhh! concluir o ensino médio em vinte de Dezembro de 2014.

  • gleyson santos

    boa tarde !!!
    gostaria de saber se o CFO da pm será de nível superior??
    estou estudando bastante gostaria de ter mais informações sobra o concurso , tanto da soldado como de oficial . obrigado seu blog e show cara ,
    parabéns ..

  • Leiliane

    Olá, boa noite.

    Surgiram algumas dúvidas e procurando respostas encontrei o seu blog.

    A formação de CFO se faz em 8 semestres não é isso?
    Sendo o mesmo um curso de graduação de nível superior e sendo eu, estudante de outro curso, posso covalidar disciplinas?
    Agradeço a disposição em esclarecer dúvidas sobre ” CFO”.
    Fraternalmente: Leiliane Scar

  • Natan Santos De Oliveira

    Ola boa tarde! Gostaria de saber se posso fazer a prova da CFO PMBA sendo que estudei ate o 1° ano do 2° grau?

  • Alexandre

    para o ano de 2017 o CFO precisara de nível superior ?