Estudando igualdade racial para os concursos PMBA

Igualdade racial Concursos PMBA

De acordo com recente pesquisa do IBGE, a Bahia é o estado com o maior número de negros do Brasil: motivo mais que suficiente para os concursos da Polícia Militar da Bahia (CFO PMBA e Soldado PMBA) darem atenção ao tema da igualdade racial em suas provas. No concurso de Soldado, o tema é cobrado na disciplina “Noções de Igualdade Racial e de Gênero”. No CFO, o tema aparece nas provas de Geografia (A diversidade étnica e a questão racial), Direitos Humanos e Direito Penal.

Com a tendência crescente dos concursos e vestibulares cobrarem conteúdos ligados às problemáticas sociais (vide o tema de redação do ENEM 2015, que falou sobre violência contra a mulher), não é de espantar que, cada vez mais, ocorra a discussão sobre racismo em concursos baianos. Por isso resolvi escrever este artigo com dicas e materiais bem interessantes para a sua preparação nesse assunto. Vamos lá!

Leitura introdutória

Para iniciar seu entendimento sobre a questão da igualdade racial no Brasil sugiro que você leia o artigo a seguir, de Alexandre Ciconello. É um texto gratuito, de apenas 14 páginas, disponibilizado no Portal do Servidor da Bahia (formato pdf):

O desafio de eliminar o racismo no Brasil: a nova institucionalidade no combate à desigualdade racial

Gosto muito dessa parte, que resume porque estudar igualdade racial e racismo é importante:

“O racismo é um dos principais fatores estruturantes das injustiças sociais que acometem a sociedade brasileira e, conseqüentemente, é a chave para entender as desigualdades sociais que ainda envergonham o país.”

Dá pra ler o texto em menos de uma hora. 😉

Documentário sobre os negros no Brasil

Após ler o texto, sugiro que assista ao documentário a seguir, produzido pela TV Brasil, vencedor na categoria televisão da edição 2012 do Prêmio Abdias Nascimento, que premia coberturas jornalísticas de temas relacionados à população negra do país:

Ele vai tomar apenas 51 minutos da sua atenção. Vale muito a pena!

Legislação sobre igualdade racial

Agora que você já possui uma boa noção dos conceitos relativos ao tema, é importante se apropriar das legislações específicas que tratam de igualdade racial. Baixe as normas em pdf:

Com essas legislações e regulamentos assimilados, sua vida será bastante facilitada ao responder questões sobre igualdade racial no concurso CFO PMBA ou no concurso de Soldado.

Um bônus para você!

Se você quer algo além do “feijão com arroz”, aumentando seu potencial de entendimento desse tema e ganhando bons argumentos para até mesmo escrever sobre o assunto, indico o seguinte artigo, também gratuito, em pdf, de Matilde Ribeiro:

As políticas de igualdade racial no Brasil

São cerca de 35 páginas, o que lhe exige mais tempo, mas vai lhe conceder um “tempero” bom nos seus estudos.

Quer ainda mais?

Se você ainda não sabe, lancei um eBook chamado “O Livro do Concurseiro Policial“, com materiais que vão lhe ajudar bastante na preparação para o Concurso CFO PMBA e para o Concurso de Soldado da PMBA. Além das 137 páginas de dicas de estudo, conteúdo para a sua preparação e relatos sobre a atividade policial, o eBook (formato pdf) traz 4 bônus exclusivos:

  1. Vade Mecum Policial: uma compilação de leis e códigos que caem nos concursos policiais.
  2. Mais de 5 mil questões de concursos policiais: para você praticar e testar exaustivamente seus conhecimentos.
  3. 10 textos essenciais sobre segurança pública: selecionei 10 textos que publiquei em veículos diversos, e que vão lhe dar uma base sólida para saber argumentar sobre temas que dizem respeito à segurança pública.
  4. Lista de 14 filmes indispensáveis para o concurseiro policial: filmes são uma boa forma de entrar em contato com assuntos relevantes para o seu concurso policial. Selecionei 14 obras primas que vão lhe surpreender (dica: escreva uma redação sobre cada filme após assistir).

O Livro do Concurseiro Policial

Quem já adquiriu está gostando. Veja esse relato de uma leitora:

Leitora do Livro do Concurseiro Policial

Se você quer ser oficial ou soldado da PMBA, faça como os candidatos mais dedicados que visitam este blog, garanta já o seu Livro do Concurseiro Policial. A cada dia que passa, os concursos ficam mais próximos. Movimente-se!

😉

7 Comentários


  1. Quando se fala em Concurso PMBA esse blog é o MELHOR !
    Moralizadooo … Obg.


  2. muito bom o material, parabéns pela excelência no seu site!!!


  3. Danillo qual a diferença do soldado pmba
    Para quem fais o CFO
    E quanto tempo o soldado leva pra exercer a função de soldado
    Por favo mim Responde
    Obrigado!


  4. RESPOSTA Tarcísio Valdir de oliveira:
    CFO é o Curso de Formação de Oficiais , com as Patentes mais altas da PMBA que segue na Hierárquia : Aluno Oficial, Aspirante, 1º Tenente, Capitão, Major, Tenente Coronel e Coronel.
    O Curso de Formação de Oficiais, período de: 3 anos e mais 1 ano como Aspirante. Após esse período o Aluno recebe o Posto de 1º Tenente.

    O CFSD é o Curso de Formação de Soldados da PMBA, período: de 6 a 9 meses . Após esse curso o Aluno SD PMBA é Graduado como Soldado 1ª Classe .


  5. Parabéns gostei muito do conteúdo site perfeito para estudos


  6. Tenho 19 anos já tenho CNH tenho todos os requisitos certos
    Mais sou um homem trans (mulher para homem) será que vou ter problemas em relação a isso
    Outra coisa o que eu tenha que fazer
    Tenho que fazer a CFO ou CFSD!?
    Por favor aguardo respostas
    Atenciosamente Gustavo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *