O Espadim Tiradentes do CFO PMBA

Espadim Tiradentes - CFO PMBA

Ao ingressar na Academia de Polícia Militar da Bahia o aluno a oficial logo passa pelo período de adaptação à rotina acadêmica militar. Nas primeiras semanas, uma das dedicações dos Al Of PM é o treinamento para a solenidade do Espadim de Tiradentes.

A solenidade é o momento em que a “arma símbolo do aluno a oficial”, o Espadim, é solenemente entregue. Entendam o que é o Espadim:

O Espadim Tiradentes, símbolo do Aluno Oficial, provém da época dos czares, quando o Comandante do Exército Russo, Alexandre III, solicitou ao seu armeiro que fabricasse pequenas espadas de aço a fim de que os Príncipes do Império as usassem até estarem aptos para exercer a função de Comando.

Os jovens aristocratas russos difundiram o Espadim, pelo seu uso constante em cerimônias cívicas e militares, na Europa, tornando-se um hábito das Escolas Militares de todo o mundo.

O Espadim é uma “pequena espada”, que recebe a denominação de Tiradentes porque o inconfidente mineiro é o Patrono das polícias militares brasileiras. Abaixo, a foto de um Espadim Tiradentes:

Espadim Tiradentes

Após o recebimento do Espadim, ele será portado em boa parte das solenidades onde os alunos a oficial desfilam e representam a Academia de Polícia Militar. Confira o vídeo abaixo, de uma recente formatura do Espadim de Tiradentes na Academia de Polícia Militar da Bahia:

E aí, se empolgaram?

Continue acompanhando o blog do Concurso CFO PMBA. Cadastre-se no Grupo Tático de preparação e obtenha material de estudo exclusivo!

🙂

Fotos: SECOM/GOV-BA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *