O Concurso de Soldado vai ocorrer. Como se preparar?

Preparação para o Concurso de Soldado da PMBA

Todo mundo já sabe que o Concurso de Soldados da Polícia Militar da Bahia (CFSd PMBA) vai ocorrer em 2016, algo que foi confirmado pelo próprio governador do estado. Desde a confirmação do concurso, muitos candidatos buscam formas viáveis de preparação, visando tornarem-se competitivos para o certame. Diariamente, temos recebido dezenas de emails com perguntas do tipo: “como estudar de maneira adequada para o concurso de soldado da PMBA?”.

Para sanar a dúvida de quem está com o foco no CFSd 2016, vou dar algumas dicas nesse artigo, que ajudarão muito quem estiver disposto a agir neste momento para ingressar na Polícia Militar da Bahia. Vamos lá!

Preparar sua mentalidade de candidato

Quando você decide estudar para um concurso, principalmente um concurso policial, é preciso que sua dedicação a esse objetivo seja real. Conheço muita gente que diz: “vou fazer o próximo concurso de soldado da PMBA”, mas não constrói mudanças práticas em suas vidas para chegar à aprovação. Sem ações reais, dizer que vai fazer o concurso é apenas um autoengano psicológico e uma satisfação dada aos outros.

Responda rápido: o que você está fazendo, de verdade, para passar no concurso de soldado da PMBA? Você estuda diariamente? Mudou sua rotina por causa da preparação?

Lembre-se que passar num concurso é mudar sua vida completamente. Você terá novas obrigações, remuneração, horário de trabalho etc. Será que esse tipo de mudança ocorre para quem não se dedica com afinco e prioridade? Respondo com conhecimento de causa: não!

O primeiro passo para o seu sucesso é “respeitar” o concurso como uma prioridade. Mude sua mentalidade imediatamente para obter resultados palpáveis.

Estudando baseado no edital

Após reconhecer o Concurso de Soldado da PMBA como uma realidade próxima, para a qual você deve se dedicar diariamente, é hora de traçar estratégias para estudar com o máximo de aproveitamento. Existem várias formas de otimizar os seus estudos, mas algo muito importante é focar nos assuntos previstos no edital (a lei que determina o que será cobrado na prova do concurso).

Como fazer isso se o edital ainda não saiu? Com base no edital do último concurso, que ocorreu em 2012. Veja quais são os assuntos previstos:

  • Língua Portuguesa
  • Raciocínio Lógico-quantitativo
  • História do Brasil
  • Geografia do Brasil
  • Atualidades
  • Direito Constitucional
  • Direitos Humanos
  • Direito Penal
  • Direito Administrativo
  • Noções de Igualdade Racial e de Gênero
  • Redação

Pegue o edital do último concurso e veja detalhadamente o que cai na prova do concurso de soldado!

2 materiais indispensáveis

Se eu estivesse estudando para o concurso de soldados da PMBA garantiria o acesso a dois materiais. O primeiro é o Livro do Concurseiro Policial, um eBook que escrevi justamente para lhe ajudar a criar uma mentalidade adequada para um concurso como o de soldado da PMBA. Além disso, ele traz relatos sobre a atividade policial e conhecimentos para criar um grande diferencial nos seus estudos.

Não é só isso. Incluí 4 bônus exclusivos, ideais para estudar para o Concurso de Soldado da PMBA:

  1. Vade Mecum Policial: uma compilação de leis e códigos que caem nos concursos policiais.
  2. Mais de 5 mil questões de concursos policiais: para você praticar e testar exaustivamente seus conhecimentos.
  3. 10 textos essenciais sobre segurança pública: selecionei 10 textos que publiquei em veículos diversos, e que vão lhe dar uma base sólida para saber argumentar sobre temas que dizem respeito à segurança pública.
  4. Lista de 14 filmes indispensáveis para o concurseiro policial: filmes são uma boa forma de entrar em contato com assuntos relevantes para o seu concurso policial. Selecionei 14 obras primas que vão lhe surpreender (dica: escreva uma redação sobre cada filme após assistir).

O Livro do Concurseiro Policial é um passo importantíssimo para quem está iniciando e para quem quer qualificar a preparação que já está realizando para o concurso de soldado da PMBA. Pegue agora:

O Livro do Concurseiro Policial

Outro material indispensável é a apostila preparatória completa, que contém todos os assuntos do concurso anterior. Essa apostila é uma forma interessante para de você não se perder nos estudos, pois já contém todos os assuntos previstos em edital. Com ela em mãos, você saberá quais assuntos precisa se aprofundar ou não.

Recapitulando…

Aja imediatamente, e mude sua mentalidade de quem enxerga o concurso como algo no futuro, e passe a encará-lo como algo do presente. O Livro do Concurseiro Policial vai lhe ajudar a mudar sua mentalidade e estudar melhor, entendendo todas as etapas do concurso, lhe fornecendo conteúdo para construir diferenciais e relatos sobre a atividade policial.

Além disso, é fundamental estudar direcionado ao que é exigido no Concurso de Soldado da PMBA. Fazer isso através da apostila baseada no edital é um bom alicerce.

No mais, é ficar atento ao nosso blog, onde sempre publico dicas de estudo, informações e materiais relevantes.

Até a próxima!

Grupo de Estudo para o CFO PMBA

Insira o seu endereço de email abaixo e participe gratuitamente do Grupo de Estudo para o CFO PMBA!

6 Comentários


  1. Obrigado Danillo! Como sempre seu site dispara na frente de qual quer outro sobre os assuntos tratados aqui. Mais uma vez muito obrigado e parabéns!!


  2. Foco, Força, Fé e rumo à aprovação.


  3. Danilo, Tenho muita vontade de seguir a carreira policial, trabalho, e agora achei um tempo para estudar para o concurso, é a primeira vez que vou fazer, vou fazer o de SD não o CFO, pretendo comprar as apostilas e os materiais do blog que conheci através de pesquisa no google, agora me resta uma Duvida, eu tenho tatuagens grandes pelo corpo, e tb usava alargador, o que eu já tirei pro furo ficar menor possível, me responda se isso implica em algum processo caso for aprovado?


  4. Danilo bom dia, no inicio do seu artigo você diz o seguinte “Todo mundo já sabe que o Concurso de Soldados da Polícia Militar da Bahia (CFSd PMBA) vai ocorrer em 2016”, a estimativa é que o edital saia no primeiro semestre de 2016, porém o CFO já tem até banca definida, isso significa que o CFO ocorrerá primeiro que o CFSd que ainda nem tem edital ou coisas do tipo? se você puder fazer um artigo explicando um pouco melhor essa questão tenho certeza que ajudaria muita gente com duvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *