Você está se preparando corretamente para ser Policial Militar?

Estudando corretamente para o Concurso da PMBA

Preparar-se para um concurso público não é nada fácil. Preparar-se para um concurso policial é ainda mais difícil. Os possíveis problemas são muitos: falta de tempo para estudar, concorrência alta, conteúdo programático extenso, etapas com muitas exigências, dificuldade da prova etc. No caso do concurso policial, um elemento torna a situação do candidato ainda mais complicada: a especificidade do conteúdo.

Quando falo em especificidade do conteúdo, me refiro aos assuntos que caem nos concursos policiais mas que você não estudou na escola. Conhecimentos de Direito e Segurança Pública, por exemplo, são cobrados em todos os concursos policiais da atualidade, seja em provas específicas do conteúdo programático, seja na redação ou em questões discursivas. Como se preparar para esse tipo de concurso, que é diferente dos concursos tradicionais?

Infelizmente, o que tenho notado, após alguns anos acompanhando a trajetória de inúmeros candidatos, é que ainda hoje muitos não percebem como criar um bom diferencial para o concurso policial que irá prestar.

Outro diagnóstico que faço é a falta de motivação de muitos candidatos, que não conseguem manter acesa a “chama” da empolgação para estudar antes do edital do concurso ser publicado – uma forma muito eficiente de ficar na frente da concorrência. Se você acha que digo isso porque não conheço a sua história, leia abaixo um pouco da minha jornada para ser aprovado no CFO PMBA.

Quando aprendi a cortar carne

Como trabalhei para passar no CFO PMBA

Não sei se você conhece a minha história, mas até passar no meu concurso, em 2006, as coisas não eram muito boas para mim e minha família. Estudei em um colégio público onde pouco aprendi, e na época em que precisei estudar para vestibular/concurso tinha que me virar para conseguir alguma grana.

Um dos bicos que tive que fazer foi trabalhar no açougue de meu avô, ganhando R$ 5 reais por dia de trabalho. É verdade que naquela época R$5 reais valia mais do que hoje, mas, ainda era muito pouco dinheiro (era o que ele podia me dar para ajudar, já que tinha despesas com a casa e dois outros netos que ele criava).

Entre um cliente e outro, aproveitava para estudar e ler jornais (que pegava emprestado de um bar). Para mim, cada milésimo de segundo que eu tivesse disponível para alcançar a aprovação deveria ser usado, já que não tive boa formação em colégios caros. Fazia isso apesar do desestímulo daqueles que apareciam para ironizar meu esforço. Felizmente, com muita dificuldade, consegui superar os obstáculos até ser aprovado em entre os 10 primeiros do meu concurso.

(Hoje, sempre que vou fazer um churrasco me orgulho de saber escolher o melhor pedaço de carne)

Como pode ver, sei bem o que é ter resistências (financeiras, motivacionais e intelectuais) para alcançar sucesso em um concurso policial.

O susto que tomei quando fui aprovado

O susto do Concurseiro Policial

Talvez você pense que o maior desafio para ingressar e se manter em uma carreira policial é a aprovação nas provas de conhecimento do concurso.

Você está completamente enganado! 

As provas de conhecimento são apenas a primeira etapa de um processo longo de seleção até que você seja nomeado. Documentos, exames, testes físicos etc. Após a nomeação, as coisas se tornam bastante complexas, pelo menos até você entender todo o contexto em que está inserido.

Após ser um açogueiro-concurseiro, pensei que estava preparado para qualquer malabarismo na minha vida. Mas, ao me tornar policial, descobri que obstáculos maiores existem nessa profissão que é ao mesmo tempo desafiadora e apaixonante.

E agora, como se preparar?

Dúvida do Concurseiro Policial

Ao perceber esse cenário onde vejo candidatos com baixíssima motivação, necessidade de entender assuntos muito específicos voltados para concursos policiais e o desconhecimento sobre as etapas que estão por vir na sua trajetória rumo à profissão policial, resolvi me dedicar nos últimos meses a criar algo que ajudasse verdadeiramente os concurseiros policiais a estudar com empolgação, tendo acesso a conteúdo que gerasse um grande diferencial em relação aos concorrentes desavisados, e que mostrasse, baseado em minhas experiências, os desafios e benesses que os aguardam após a prova de conhecimentos do concurso.

Estou me referindo ao Livro do Concurseiro Policial, um eBook voltado para concurseiros policiais interessados em qualquer carreira policial no Brasil, mostrando a maneira correta de estudar para o seu concurso policial. O eBook (que está disponível no formato PDF) traz não só conhecimentos para lhe dar um grande diferencial na preparação, mas também informações importantíssimas para você aprender sobre a realidade da profissão policial.

Além disso, enquanto lê o Livro do Concurseiro Policial, você irá manter acesa a “chama” da motivação, elemento indispensável para um bom desempenho rumo à aprovação. Veja os 9 capítulos que compõem o eBook:

  1. Vantagens e desafios na carreira policial
  2. As organizações policiais brasileiras
  3. As áreas do Direito na carreira policial
  4. Outros conhecimentos policiais
  5. Conhecimentos essenciais sobre segurança pública
  6. Dicas sobre as etapas do seu concurso policial
  7. Dicas de estudo e preparação
  8. Policial: vale a pena mudar de carreira?
  9. Uma mensagem imprescindível ao futuro policial

O Livro do Concurseiro Policial

Todo esse conteúdo está distribuído em 137 páginas, por um valor menor do que uma saída na balada ou um jantar com amigos (faça essa comparação: gastar com um jantar ou investir em conhecimentos essenciais para a profissão que escolheu para o resto da vida?). Ah… E você ainda tem as opções de dividir em até 6x no cartão de crédito.

Se esse conteúdo já é excelente, ainda tem uma novidade inacreditável…

Bônus gratuitos exclusivos

O livro do concurseiro policial

Achei importante acrescentar ao Livro do Concurseiro Policial 4 bônus que você leva gratuitamente ao adquirir o eBook. São eles:

  1. Vade Mecum Policial: uma compilação de leis e códigos que caem nos concursos policiais.
  2. Mais de 5 mil questões de concursos policiais: para você praticar e testar exaustivamente seus conhecimentos.
  3. 10 textos essenciais sobre segurança pública: selecionei 10 textos que publiquei em veículos diversos, e que vão lhe dar uma base sólida para saber argumentar sobre temas que dizem respeito à segurança pública.
  4. Lista de 14 filmes indispensáveis para o concurseiro policial: filmes são uma boa forma de entrar em contato com assuntos relevantes para o seu concurso policial. Selecionei 14 obras primas que vão lhe surpreender (dica: escreva uma redação sobre cada filme após assistir).

Estou muito feliz por ter concluído esse trabalho para apresentar a você, após muitos planejamentos e horas de escrita. Minha intenção é lhe dar a facilidade que eu não tive antes de ser aprovado em meu concurso. Seja você um concurseiro novato ou experiente, tenho certeza que o Livro do Concurseiro Policial irá lhe ajudar. Esse é um trabalho inédito no Brasil:

O Livro do Concurseiro Policial

23 Comentários


  1. ola boa tarde!
    Alguém pode informar se este ano o CFO/PMBA ja será com nível superior?


  2. Boa tarde!
    Sandro esse ano ainda não vai ser nível superior!


  3. Danilo, ate quando estara disponivel para compra esse ebook?


  4. Boa noite Danielo !!

    Também quero saber até quando terá o material, se paga em boleto e te parabenizar pelo seu trabalho.


  5. Olá, pessoal! Vocês podem, sim, adquirir o Ebook através do boleto bancário. Mas alerto que o atual valor é de lançamento. Em breve mudará.

    Abraço!


  6. Tarcísio… O livro é digital (formato PDF). Assim que realizar o pagamento terá acesso a ele e os bônus (questões, legislação, textos e lista de filmes). Abraço!


  7. Olá Danilo, recebi um email informando que haveria um acontecimento ontem sobre o CFO, mas olhando no blog, não localizei do que se tratava a novidade, poderia me orientar.? Quero me manter informada.

    Grata,
    Isabel


  8. Bom dia Danillo, esse livro digital veio em ótima hora, pois estou terminando a preparação do enem agora para iniciar as partes específicas do CFO. Muito obrigado pelo seu empenho com os novos concurseiros e, com certeza, vamos valorizar seu trabalho. Abraços!


  9. olá,gostaria de saber como faço para inscrição do concurso?


  10. Por quanto tempo este valor irá se manter Tenente ?


  11. Danilo, Tenho muita vontade de seguir a carreira policial, trabalho, e agora achei um tempo para estudar para o concurso, é a primeira vez que vou fazer, vou fazer o de SD não o CFO, pretendo comprar as apostilas e os materiais do blog que conheci através de pesquisa no google, agora me resta uma Duvida, eu tenho tatuagens grandes pelo corpo, e tb usava alargador, o que eu já tirei pro furo ficar menor possível, me responda se isso implica em algum processo caso for aprovado?


  12. Olá Danilo como está. Preciso de algumas dicas de como me preparar melhor para o próximo concurso de soldado da PM da Bahia?


  13. Não sei se vou poder,fazer o concurso pois,moro muinto longe da capital bahiana,a condição financeira,não anda muito boa,a concorrência também é muinto grande,também vem,a CNH é muinto caro para tirar,se pelo menos, eu morasse perto de onde,são realizada as provas,sou totalmente apaixonado pela carreira policial,mais realmente não sei se vou conseguir,mais vou continuar estudando,tenho uma apostila de 2012 não sei se é o bastante,para estudar,mais fazer o que é o que eu tenho,não tenho condições,então e contentar com o que tenho.


  14. Natacilane, envie-me teu e-mail para eu poder, na medida do possível, enviar para ti material de estudos(PDFs, links de sites etc) referente a área policial. Envie, se puder, para lvs_ss23@hotmail.com.


  15. estou me preparando pro concurso estou estudando 6 horas por dia comprei uma apostila atualizada e estou complementando com algumas aulas no youtube estou me esfercando e com fé em Deus eu vou passar


  16. estou me preparando pro concurso estou estudando 6 horas por dia comprei uma apostila atualizada e estou complementando com algumas aulas no youtube estou me esforcando e com fé em Deus eu vou passar


  17. Ola este livro serve para quem quer fazer o cfo também ?


  18. Olá, estou me preparando para fazer o concurso, em alguns em sites vejo que é necessário ter carteira de habilitação e em outros não.
    pra soldado militar é necessário a carteira?
    eu ainda não tenho, caso passe poderei exercer a função mesmo assim?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *