3 segredos para ser um candidato de sucesso no Concurso CFO PMBA

Segredos para candidatos ao CFO PMBA

Recebi um email de um leitor que me deixou intrigado. Na mensagem, ele se mostrava desesperado e desanimado, pois já estava há três anos estudando para Concurso CFO PMBA e não conseguia passar. Estudava muito, dizia, mas tinha muita dificuldade de responder as questões no dia da prova, tendo sempre baixo desempenho. “Por favor, me ajudem! O que devo fazer?”.

Para responder o leitor vou dar três dicas que parecem simples, mas são fundamentais para quem está se dedicando a concursos públicos. Talvez você também possa estar precisando dessas orientações. Leia três grandes dicas para quem quer passar no Concurso CFO PMBA:

Acumular conteúdo não basta

Os posts aqui do blog que mais fazem sucesso são aqueles em que fornecemos material de estudo para os leitores. Mas vocês já pensaram que estudar não é apenas ler e acumular conteúdo? Pense como se sua mente fosse uma caixa de documentos.

De nada adianta você abarrotar sua “caixa” de documentos se no momento de precisar usar algum deles você se atrapalha todo para encontrar o documento certo. Ou seja… Além de ter o documento, é preciso organizar o documento em sua caixa.

Assim funciona nossa mente. Não adianta apenas ler, ler, ler e ler. Você precisa ter um método de estudo que organize os seus conhecimentos. Quando você precisar deles (no dia da prova) eles estarão disponíveis organizadamente para usá-los. Em breve publicaremos aqui no blog algumas dicas para “organizar sua caixa”.

Não pense em horas de estudo por dia

Todas as práticas avançadas do mundo contemporâneo deixaram para trás o modelo de “horas trabalhadas” e hoje usam um sistema de metas. O que quero dizer com isso? Que não faz sentido você marcar hora para estudar se seu objetivo não é alcançado.

Grupo de Estudo para o CFO PMBA

Insira o seu endereço de email abaixo e participe gratuitamente do Grupo de Estudo para o CFO PMBA!

Digamos que você queira aprender o uso da crase, por exemplo. Esse é seu objetivo, sua meta. Isso pode ocorrer em uma, duas, três ou quatro horas. Sua meta é “aprender o uso da crase”. Esqueça o tempo (mesmo que você precise parar e voltar a estudar amanhã. Assim você manda uma mensagem para seu cérebro: “nosso desafio é aprender sobre o uso da crase, custe o que custar”. Do contrário, no modelo antigo, você estará dizendo a ele o seguinte: “temos que suportar três horas na frente do livro”, e não necessariamente você aprenderá algo relevante.

Seu cérebro estará satisfeito apenas com o passar das horas. Ao seguir essa dica você se surpreenderá como precisará estudar menos tempo.

Estabeleça focos e metas

Alguns leitores cometem o péssimo hábito de estudar para outros concursos, de áreas extremamente distintas ao CFO PMBA. Muito cuidado com isso! Se não puder escolher apenas o CFO, busque estudar para concursos da mesma área (policial). Definindo assim, você estudará quase sempre as mesmas disciplinas, tendo menos esforço para se preparar para as diversas provas.

Concluindo…

Essas três dicas são fundamentais para quem está estudando para um concurso como o CFO PMBA. Leve elas muito a sério e melhore seu desempenho no concurso dos seus sonhos. Peço que deixe um comentário falando sobre sua experiência e dúvidas, caso tenha, sobre o assunto. Em breve volto com mais dicas.

6 Comentários


  1. Com essas dicas me sinto muito mais seguro e motivado a fazer a prova da PM, muito obrigado.


  2. Excelente dica! Eu mesmo estudava com horas cronometradas, agora vou adotar essa estratégia. Obrigado!



  3. Olá amigos, sou oriundo do CPMBA, desejo sim aplicar estas dicas, para ter um melhor desempenho no CFO PMBA. Já me fiz, 3 CFO PMBA, meu resultados foram péssimos, porém, sei que parte desta responsabilidade é minha sim, por não focar. Contudo, agora a coisa mudou, esta postagem abriu meus olhos e minha mente, muito obrigado.


  4. Sem dedicação e persistência não conseguimos realizar nossos projetos de vida, então se você não consegua na primeira, você deve tentar até conseguir.


  5. Estou me preparando para o tão esperado edital…
    Essas dicas foram ótimos acréscimos, porque percebi que mesmo estudando algo falta.
    Primeira vez que farei e espero ter sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *