Um tema chave de atualidades para os Concursos PMBA

Um tema chave de atualidades

Saudações a todos e todas! Como vão as preparações para os concursos de soldado e oficial da Polícia Militar da Bahia? A cada dia que passa os editais ficam mais próximos de serem lançados, e vai se dar melhor quem tiver focado com mais antecipação e atenção aos pontos relevantes do conteúdo programático.

Por isso trago hoje algumas dicas sobre um tema de muita relevância, que já caiu no último concurso CFO PMBA, na parte do conteúdo de Ciências Humanas, e que tem tudo para cair novamente (dados os últimos acontecimentos), ou no próprio concurso para o CFO ou no concurso de soldados.

Lembre-se que o conteúdo programático dos concursos PMBA trazem os seguintes tópicos:

“Questões de interesse geral,veiculadas pela mídia falada ou escrita de circulação nacional ou local, envolvendo aspectos variados da sociedade brasileira e mundial.” – Edital CFO PMBA 2014

“Domínio de assuntos relevantes e atuais (nacionais e internacionais) divulgados pelos principais meios de comunicação.” – Edital CFSd PMBA 2012

Atualidades é um dos pontos mais arriscados do conteúdo, porque não deixa claro especificamente o que pode cair, apenas abre a possibilidade para os diversos temas pautados pela opinião pública nos últimos tempos.

Um dos temas-chave neste ano são as relações internacionais envolvendo a Síria e a organização Estado Islâmico com o resto do mundo, e as implicações econômicas, geográficas, políticas e religiosas dessa relação. Foi em 2015 que assistimos o ataque terrorista ao jornal de humor francês Charlie Hebdo e o múltiplo ataque (novembro) em uma casa de shows e em outras localidades de Paris, ações assumidas pelo Estado Islâmico.

Veja as duas questões que já caíram em 2014 sobre a Síria:

Questões sobre a Síria no Concurso CFO PMBA

Me parece que podem ser exploradas três abordagens no contexto desse tema:

  • A formação histórico-política da Síria, do Iraque e do Oriente Médio, no geral
  • O problema dos imigrantes sírios, e de outros países, se dirigindo principalmente a países europeus
  • A questão da liberdade de expressão, no que diz respeito às publicações do jornal Charlie Hebdo

Materiais para estudar

Para que você fique afiado nesses temas, selecionei uma coletânea de materiais que irão lhe ajudar bastante. Vamos lá!

Material para os Concursos PMBA

Documentário Síria em Fuga

Ao longo de quase cinco anos de guerra civil, um terço da população síria teve que abandonar as casas para fugir da violência que já provocou cerca de 200 mil mortes. São 6,5 milhões de pessoas deslocadas. Gente que foi para outras regiões do próprio país, ou fugiu para o exterior. Muitos dos que ficaram pegaram em armas. O documentário “Síria em Fuga” revela imagens e personagens impressionantes dessa tragédia. Assista:

 

Aula sobre o Estado Islâmico

Uma aula completa sobre o Estado Islâmico, organização síria que vem disseminando ações terroristas em várias partes do mundo. Embora seja direcionada ao ENEM, vale muito a pena assistir:

Roda Viva com o editor da Charlie Hebdo

Laurent Sourisseau é editor do jornal Charlie Hebdo, que sofreu um ataque terrorista após publicar charges em referência ao Islã. Ele foi entrevistado no programa Roda Viva, da TV Cultura. Imperdível:

O blog de Guga Chacra

Guga Chacra é comentarista de política internacional do Estadão e do programa Globo News Em Pauta em Nova York. É mestre em Relações Internacionais pela Universidade Columbia, já foi correspondente do jornal O Estado de S. Paulo no Oriente Médio e em NY. No passado, trabalhou como correspondente da Folha em Buenos Aires. Com essas credenciais, ele tem publicado as mais aprofundadas análises sobre o Estado Islâmico e o Oriente Médio. Acompanhe o blog dele para tirar todas as suas dúvidas!

O Livro do Concurseiro Policial

Para ficar atualizado

Depois de assistir e ler os conteúdos acima, sugiro que você acompanhe o que é publicado sobre o Oriente Médio nos noticiários. Um site completo para você não se perder é o da BBC Brasil, que possui um canal específico para o Oriente Médio. Acesse e guarde nos favoritos!

***

Deixe seu comentário dizendo o que achou dessas dicas. Se tiver mais conteúdo para compartilhar, será muito bem-vindo. Até a próxima!

12 Comentários


  1. Parabéns.
    Tema de grande relevância e que com certeza ajudará na caminha de estudos rumo a PMBA.


  2. (Corrigindo)
    Parabéns.
    Tema de grande relevância e que com certeza ajudará na caminhada de estudos rumo ao CFO-PMBA.


  3. Excelente dica! Era esperado mas o resumo ajudou muito!!! Parabéns!


  4. Excelente material, esse tema é muito tenso mas também muito enriquecedor… Obrigada, Danillo!


  5. serar q vai precisar do ensino superior?


  6. Parabéns pelo trabalho competente e completo; Não deixe de nos atualizar com informações tão valiosas. Obrigada!

    Samile Alves


  7. tó doido pra fazer o concurso mais tenho apenas um medo pq não sou muito alto e tenho medo de não servir para ser um soldado mais er meu sonho ser um pm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *