Como é o trabalho do tenente da PM na rua

Tenente PM na rua - CFO PMBA

Um dos erros muito comuns de candidatos a qualquer concurso público é focar nos benefícios do cargo, e esquecer das responsabilidades que virão junto com a aprovação e a nomeação. Por isso sempre publico aqui no blog Concurso CFO PMBA as características da profissão que você está prestes a abraçar.

Uma dúvida bastante comum nos comentários e emails que recebo sobre o CFO PMBA se refere ao trabalho do Tenente da PM nas ruas, ou, falando mais corretamente, como funciona o serviço operacional do Tenente da PM.

Neste artigo você vai entender um pouco sobre seu futuro papel no serviço operacional da Polícia Militar. Vamos lá!

Horários e procedimentos

Para início de conversa, saiba que o serviço operacional do Tenente PM dura, geralmente, 12 horas seguidas – podendo ser do início da manhã até a noite ou do início da noite até a manhã.

Alguns procedimentos obrigatórios antes do serviço: checar os policiais presentes e os faltosos, verificar viaturas disponíveis e demais condições de trabalho, encaminhar ordens para operações etc.

Ao término do serviço, obrigatoriamente, você fará um relatório detalhando tudo o que for digno de registro – desde faltas até ocorrências na sua área de atuação.

É bom lembrar que, muitas vezes, o horário no serviço operacional é se extende para além do previsto. O policial não tem muito controle sobre o início e o término das ocorrências que atende.

Prestar suporte

Grupo de Estudo para o CFO PMBA

Insira o seu endereço de email abaixo e participe gratuitamente do Grupo de Estudo para o CFO PMBA!

No serviço operacional o tenente da PM é quem presta suporte aos subordinados sob seu comando – todos os que estão atuando em postos de serviço fixos ou móveis. Ele é o responsável por providenciar apoio logístico que esteja em falta, por exemplo. Se falta água para um policial em um posto de serviço, é o tenente que definirá o modo de sanar o problema.

Policiais que sintam algum mal estar, que não estejam bem física ou psicologicamente para atuar geralmente se reportam ao tenente para que os devidos cuidados sejam adotados.

Além disso, é o tenente da PM quem motiva as equipes na rua. Como se vê, ele exerce a função proporcional à de um gerente em uma empresa convencional.

Organizar a atuação

É papel do tenente definir as estratégias de atuação dos policiais militares durante o serviço, e fazer com que as ordens do escalão superior sobre o serviço operacional sejam cumpridas.

É o tenente que deve responder às perguntas: “qual viatura vai atender tal ocorrência agora?”, “onde deve ser feita ‘blitz’?”, “qual será o horário de almoço de cada grupo de policiais militares?”.

Caso essas questões tenham sido definidas previamente, cabe ao tenente reforçá-las à tropa, acompanhando o cumprimento delas.

Fiscalizar

O tenente fiscaliza as ações dos seus subordinados durante o serviço. Ele verifica se as ordens e orientações do Comando da PM e do comando da unidade em que serve estão sendo cumpridas.

No contexto da fiscalização, ao verificar alguma falta cometida por policial militar, ele deve comunicar o fato a quem de direito, visando a apuração e, se for o caso, punição.

Atender ocorrências

Sim, além de todas essas responsabilidades, o tenente é mais um policial militar nas ruas que deve estar pronto para atender a qualquer demanda de policiamento – desde pequenas discussões até situações onde se exige o uso da força letal.

Quem pensa em fazer o CFO PMBA e acha que o tenente da PM não atua em ocorrências criminais, está completamente enganado.

Concluindo…

É importante dizer que essas descrições podem variar de unidade para unidade, de região para região, mas expressam, de maneira genérica, a forma de trabalho operacional que você terá.

Ah… Não se esqueça que ainda há o serviço administrativo. Mas isso já é assunto para outro artigo…

5 Comentários


  1. Olá, Danilo! Primeiramente, obrigado pelo tempo e atenção dispensados. A sua iniciativa de mostrar para o pessoal que está se preparando pra seguir a carreira de policial militar é louvável. Gostaria de tirar uma dúvida: o turno do TEN PM recém formado é sempre ‘trabalha 12, folga 36’?
    At.te, Marcelo


  2. Eu João Vitor tenho 15 anos queria faser esse curso para min ajudar minha família e ter uma vida muito boa se eu for menor não tem problema eu quero ajudar voceis e a sociedade meu numero vai tar aqui 01566999255156 eu ja fasso o projeto junto cm os polícias mi ajuda esse e meu sonho


  3. ola tudo bem? tenho 32 anos de idade faço 33 em dezembro deste ano 2017 terá o concurso esse ano, ainda posso fazer? se passar assumo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *