Um grande tesouro para quem quer passar no Concurso PMBA

O tesouro dos concursos PMBA

Sendo seu interesse o concurso de soldados ou o concurso de oficiais da PMBA – CFSd ou CFO – os princípios que vão lhe levar à aprovação são praticamente os mesmos. Mesmo que os conteúdos exigidos no edital sejam distintos, o comportamento frente ao desafio de se preparar é o que vai fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso.

Hoje vou comentar um traço de comportamento que acho muito precioso para quem está na caminhada pela aprovação no concurso CFO PMBA ou CFSd PMBA. Algo que torna-se essencial principalmente neste momento que vivemos no desenvolvimento desses concursos.

A demora dos concursos saírem

Tenho ouvido muitas reclamações e boatos ansiosos sobre a publicação do edital dos concursos, algo natural para quem sonha ser policial militar, mas que deve ser contido para não atrapalhar a preparação. Precisamos reconhecer que é interesse tanto do Governo quanto da Polícia Militar contratar novos policiais, pois há a necessidade de efetivo (o próprio Governador já admitiu isso).

Enquanto o Concurso de Soldado já foi anunciado como um desejo do Governo (que aguarda alguma folga orçamentária para realizar a seleção), o CFO PMBA já está com a organizadora escolhida (Consultec), e já com muitos detalhes do edital definidos.

A não ser que você esteja próximo de completar 31 anos (limite de idade nos concursos), não é produtivo se preocupar muito com o momento de lançamento do edital.

O que você precisa neste momento

É aí que entra a necessidade de você possuir uma característica fundamental para obter êxito nos concursos PMBA: a resiliência.

O dicionário define da seguinte forma a resiliência:

“Capacidade que um indivíduo apresenta, após momento de adversidade, conseguindo se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação.”

Quando o concurso lança o edital ou as inscrições estão abertas, é muito fácil manter-se focado. Todo mundo começa a estudar, os concorrentes aparecem, muita gente sugere que você faça o concurso. O diferencial é criado por quem estuda quando todos estão dormindo!

O Livro do Concurseiro Policial

Para isso, você precisa de muita resiliência, mantendo-se empenhado nos estudos mesmo com muitas adversidades possíveis. Veja algumas:

  • Crítica de quem acha que o concurso não vai sair.
  • Necessidade de dedicar tempo ao trabalho.
  • Surgimento de outros concursos.
  • Ausência de cursos ou materiais para estudar.
  • Falta de companhia para se preparar.
  • Preguiça ou tédio.

Cada um desses fatores, e outros tantos possíveis, são como empurrões que lhe dão para você cair. Sua capacidade de manter-se em pé é o que vai lhe fazer ser aprovado. Esse é o grande “tesouro” para quem quer passar no Concurso de Soldado da PMBA ou no Concurso CFO PMBA.

Seja resiliente!

Grupo de Estudo para o CFO PMBA

Insira o seu endereço de email abaixo e participe gratuitamente do Grupo de Estudo para o CFO PMBA!

  • Jonathan

    Por isso continuo estudando todos os dias, de domingo a domingo, e é justamente nesse momento é que se deve focar mais ainda. Colhemos o que plantamos portanto quanto mais estudar maior será a chance de ser aprovado !!!!

  • Debor

    Boa noite. Vc disse acima que os conteúdos do Cfo e cfsd são destintos, mas os conteúdos do cfsd (que são mais resumidos) não estão dentro do Cfo (que é mais amplo)? Fora algumas matérias, claro. Estou no curso opção, que promete focar nos 2 concursos com suas aulas, estou fazendo errado então? Obrigada.

  • Débora

    Boa noite. Vc disse acima que os conteúdos do Cfo e cfsd são destintos, mas os conteúdos do cfsd (que são mais resumidos) não estão dentro do Cfo (que é mais amplo)? Fora algumas matérias, claro. Estou no curso opção, que promete focar nos 2 concursos com suas aulas, estou fazendo errado então? Continuo estudando, mas queria uma opinião sua sobre isto. Obrigada.

  • Emília de Oliveira

    Danilo, adoro suas dicas. São de grande valia! A minha motivação têm sido acompanhar este blog, que me deixa a par do andamento dos certames e, de certo modo, estou curtindo a demora da abertura dos editais, pois assim, tenho mais chances de sanar minhas deficiências.

  • Lucas

    Vamos em frente futuros pm foco e fe sempre

  • Romulo santos lima

    boa noite, eu ja sou soldado da policia militar e estou com 45 anos, eu posso fazer o concurso para o cfo?
    me disseram que pra quem ja é pm mesmo com a minha idade poderei fazer, qual a sua opinião
    boa noite e obrigado

  • PERICLES ROCHA COSTA

    MUITO BOM

  • Eduardo

    Bom dia futuros colegas do curso de formação, venho por meio deste comentário elucidar uma dúvida.
    No último edital consta como parte integrante das etapas do TAF a prova de natação.
    Tal modalidade não é prevista no concurso de soldados, muito embora, tenha me sido informado por terceiros, que ambos os TAFS são iguais.
    Sei que o Edital é a lei maior do concurso mas isso não obriga nem a banca, nem a PM a cobrar tudo que está exposto, precedendo tão somente a previsibilidade editalícia de cobrança.
    Nessa senda, caso seja factualmente parte do exame, gostaria de dicas de preparação.

    Agradeço desde já

    Eduardo Suzarte

  • Bruno

    Não consigo baixar os materiais, relacionados ao CFOPM.

  • RAPHAEL

    ALGUÉM SABE COM CERTEZA SE TERÁ O CONCURSO DA PM ESSE ANO ?

  • Fagner Ribeiro

    Eduardo, não confunda os concursos. Para Oficial inclue no exame de Aptidão Física a modalidade natação. Isso não é exigido no de soldado. Faça uma analogia do conteúdo programático e perceberá que apesar de serem policiais, têm maneiras diferentes de avaliação.

  • Eduardo Suzarte

    Acho que o colega entendeu ou leu errado meu questionamento/considerações, mas, agradeço do coração a boa vontade e o tempo desprendido para responder e tentar elucidar a questão.

    “quem escuta não ouve quem olha não vê”