A quantidade de acertos dos aprovados no CFO PMBA 2017

Aprovados no Concurso CFO PMBA

Uma das perguntas mais frequentes que recebo de candidatos ao concurso CFO PMBA, em especial aqueles que se preparam para o Concurso CFO PMBA 2018, é sobre quantas questões será preciso acertar para alcançar a aprovação.

Não custa lembrar que estamos falando de um concurso de alto desempenho, onde a disputa por uma vaga inclui centenas de candidatos. 192 candidatos para uma vaga no CFO PMBA masculino e 420 candidatas para uma vaga no CFO PMBA feminino.

Por isso, lembre-se que, para passar em qualquer posição, você terá que estudar muito, com antecedência, disciplina e inteligência.

Para você ter uma noção, e sanar a curiosidade, trago dois exemplos de candidatos aprovados.

Quantas questões acertaram os aprovados

No primeiro exemplo, um candidato (masculino) que ficou entre as posições 30 e 40 na ampla concorrência. Veja o nível de acerto:

Pontuação Concurso CFO PMBA

Isso mesmo… Ele fechou a prova de Inglês e a de Direito. Em matemática, o desempenho não foi tão consistente – apenas 4 de quinze questões.

Agora vamos a outro exemplo, dessa vez um candidato (masculino) que ficou entre os 5 primeiros na ampla concorrência:

Pontuação CFO PMBA

Nível alto, não é mesmo?

Algumas observações

Como você pode ver, o Concurso CFO PMBA tem um nível altíssimo, e exigirá de você uma preparação com seriedade. Não adianta esperar o edital para começar a estudar.

Outro ponto que gostaria de ressaltar é que essas pontuações são relativizadas no chamado score padronizado, que considera o nível de acerto e de erro em cada questão para classificar os candidatos.

Ou seja… Acertar uma questão que muitos candidatos acertaram vale “menos” que uma questão que pouca gente acertou. Ao mesmo tempo, errar uma questão muito acertada é um prejuízo grande.

Por fim, sugiro que você veja esses dados como um referencial positivo para planejar seus estudos. Não adianta entrar num estado de paranoia, ou deixar-se levar pelo pessimismo. Você é, sim, capaz de alcançar um bom desempenho.

Basta estudar, de forma organizada e planejada, levando o concurso que vai mudar sua vida a sério. Se ainda não começou, comece agora!

Apostila impressa Concurso CFO PMBA Apostila digital Concurso CFO PMBA