Saudações, futuro policial militar da Bahia! Como vão os estudos?
Uma das maiores dificuldades entre os candidatos a concurso público é simplesmente iniciar. Há uma citação, atribuída ao poeta romano Horácio, que diz o seguinte:
Quem começou, tem metade da obra executada. – Horácio
Na prática, é justamente isso que acontece: após iniciar um trabalho, fica muito mais fácil perceber tudo que é necessário para concluí-lo. É muito cômodo sentar e dizer que o trabalho é pesado, sem tê-lo iniciado. É como li outro dia num site gringo:
A motivação, falando de modo geral, opera sob a presunção errônea de que é necessário um estado mental ou emocional particular para que uma tarefa seja realizada.
A disciplina, em vez disso, separa o funcionamento externo dos sentimentos e mudanças de humor, e assim ironicamente, ao melhorar as emoções de modo consistente, evita o problema.
Não espere a motivação chegar: comece o trabalho, seja disciplinado e as emoções necessárias para cumprir sua missão chegarão. Às vezes confiamos demais em nós mesmos, e acabamos nos boicotando. A dica é não pensar muito, e dar o primeiro passo.
Vou começar. Por onde?
Se eu fosse você, começaria lendo o Estatuto dos Policiais Militares da Bahia. Por quê?
O Estatuto da PMBA é onde estão contidas todas as normas que regulam o dia-a-dia do policial militar. Lá você encontra detalhes sobre o funcionamento das carreiras, direitos e deveres, além de informações sobre o próprio concurso (formas e exigências de ingresso).
Algo fundamental, e pouco observado pelos candidatos, por exemplo, são os 17 itens que falam sobre a Ética Policial-militar. É possível fazer uma redação sobre cada um desses tópicos (artigo 39 do Estatuto), que estabelecem preceitos para ser policial militar:
- Amar a verdade e a responsabilidade como fundamento da dignidade pessoal;
- Exercer com autoridade, eficiência, eficácia, efetividade e probidade as funções que lhe couberem em decorrência do cargo;
- Respeitar a dignidade da pessoa humana;
- Cumprir e fazer cumprir as Leis, os regulamentos, as instruções e as ordens das autoridades competentes, à exceção das manifestamente ilegais;
- Ser justo e imparcial no julgamento dos atos e na apreciação do mérito dos subordinados;
- Zelar pelo preparo moral, intelectual e físico próprio e dos subordinados, tendo em vista o cumprimento da missão comum;
- Praticar a solidariedade e desenvolver permanentemente o espírito de cooperação;
- Ser discreto em suas atitudes e maneiras e polido em sua linguagem falada e escrita;
- Abster-se de tratar de matéria sigilosa, de qualquer natureza, fora do âmbito apropriado;
- Cumprir seus deveres de cidadão;
- Manter conduta compatível com a moralidade administrativa;
- Comportar-se educadamente em todas as situações;
- Conduzir-se de modo que não sejam prejudicados os princípios da disciplina, do respeito e do decoro policial militar;
- Abster-se de fazer uso do posto ou da graduação para obter facilidades pessoais de qualquer natureza ou para encaminhar negócios particulares ou de terceiros;
- Abster-se, na inatividade, do uso das designações hierárquicas quando: a) em atividade político-partidária; b) em atividade comercial ou industrial; c) para discutir ou provocar discussões pela imprensa a respeito de assuntos políticos ou policiais militares, excetuando-se os de natureza exclusivamente técnica, se devidamente autorizado; d) no exercício de funções de natureza não policiais militares, mesmo oficiais.
- Zelar pelo bom conceito da Polícia Militar;
- Zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público.
Você pode pegar o Estatuto dos Policiais Militares atualizado neste link.
Estudando pra valer
O segundo passo, fundamental para quem vai fazer qualquer concurso, é observar estritamente o que o edital do concurso diz. Se o edital ainda não saiu, busque o edital do concurso anterior. Observe o seguinte no edital:
- Requisitos de ingresso.
- Natureza dos testes (conhecimentos, físicos, psicológicos, médicos e investigação social).
- Conteúdo programático.
O conteúdo programático é o “filé” do edital. Você deve estar atento a ele de maneira focada, pois todo o conhecimento necessário para sua aprovação está contido nele.
Pegue o edital do último Concurso CFO PMBA neste link!
Pegue o edital do último Concurso Soldado PMBA neste link!
Onde encontrar materiais
Aqui no blog Concurso CFO PMBA indico materiais diversos para a sua preparação. Desde cursos completos até apostilas básicas, mas bastante úteis.
Em muitos artigos trago materiais gratuitos que complementam seus estudos criando diferenciais importantes. Esse trabalho é contínuo, por isso não deixe de acompanhar nossas publicações. Fique atento!
🙂