Concurso Polícia Legislativa AL-BA: materiais, dicas e atualizações!

Concurso Polícia Legislativa AL-BA

Enquanto o edital do Concurso CFO PMBA não é publicado, temos uma boa notícia: a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) acaba de lançar o edital de Agente de Polícia Legislativa, uma oportunidade para assumir uma carreira policial ainda este ano, e treinar para o CFO PMBA.

Ao todo são 49 vagas disponíveis, sendo 11 para Agente de Polícia Legislativa – Feminino e 38 para Agente de Polícia Legislativa – Masculino.

A prova, realizada pela Fundação Getúlio Vargas, será realizada no dia 16 de dezembro, e para realizar o concurso basta ter nível médio de escolaridade.

Neste artigo vou esclarecer todos os detalhes para que você consiga fazer uma preparação de qualidade. Vamos nessa!

Atribuições do Agente de Polícia Legislativa AL-BA

De acordo com o próprio edital do concurso, ao tornar-se policial legislativo você irá executar trabalhos relacionados aos serviços de polícia e manutenção da ordem nas dependências da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia.

A AL-BA é formada por 63 deputados estaduais. Durante as reuniões da Assembleia, os parlamentares discutem e votam as proposições, definindo sobre o conteúdo de novas leis e da legislação atual do Estado.

É também um local de debates, negociação política e articulação de acordos para as votações. Os deputados apresentam suas opiniões e debatem assuntos de interesse da população do Estado.

E então, quer integrar a segurança do órgão? Siga a leitura.

Remuneração

O salário inicial do Agente de Polícia Legislativa da AL-BA é de R$ 4.118,67 mil reais. Uma remuneração bem interessante. O regime de trabalho é de 40 horas semanais.

O que cai no Concurso

O que cai no Concurso de Agente de Polícia Legislativa AL-BA

Para alívio de muitos candidatos, o concurso não exigirá redação. Está prevista prova escrita objetiva e Teste de Aptidão Física (TAF).

Confira o que você vai precisar estudar:

Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa – 12 questões.
  • Legislação Específica – 08 questões.
  • Raciocínio Lógico – 08 questões.
  • Noções de Informática – 08 questões.

Conhecimentos Específicos (30 questões)

Os conhecimentos específicos estão distribuídos nas seguintes disciplinas:

  • Noções de Direito Constitucional.
  • Noções de Direito Penal e Direito Processual Penal.
  • Noções de Direito Administrativo.

Todas as questões possuem o mesmo peso.

Dicas de estudo (e materiais em PDF)

Dicas de estudo - Concurso Agente Polícia Legislativa Bahia

A tendência é que o concurso de Agente de Polícia Legislativa da AL-BA seja bastante concorrido: muitos policiais militares pretendem fazer a prova, além de candidatos ao Concurso CFSd PMBA e ao Concurso CFO PMBA.

Esse público já possui alguma intimidade com as disciplinas específicas – Direito Constitucional, Penal, Processual Penal e Administrativo. Essas 30 questões são inegociáveis para quem pretende fazer o concurso: você precisa ir bem nessas provas.

Acredito que os diferenciais estarão na parte de Legislação Específica e Raciocínio Lógico, já que Língua Portuguesa e Informática não são tão complicadas assim.

(Nesse sentido, aqui vai uma dica preciosa: a FGV costuma cobrar mais da metade de suas questões de Língua Portuguesa sobre interpretação de textos).

Por não haver peso distinto entre as disciplinas, e não cobrar redação, a tendência é que a aprovação seja conquistada por causa de poucas questões de diferença (no máximo cinco).

Apostila para estudar

Para evitar estudar por materiais desatualizados, com conteúdo sobrando ou faltando, sugiro dar uma olhada na apostila a seguir, feita especialmente para o Concurso de Agente Legislativo da AL-BA.

Além do excelente custo/benefício, o conteúdo é 100% atualizado e de confiança:

Apostila Concurso Polícia AL-BA

Pegue também o edital do concurso e alguns materiais complementares:

Bons estudos!

😉

O Livro do Concurseiro Policial