Algumas certezas sobre os próximos Concursos da PMBA

Concursos PMBA

Como vai, futuro(a) policial militar da Bahia?

A cada dia que passa, vejo mais candidatos aos concursos da PMBA ingressando num contexto emocional que varia entre a ansiedade e a frustração. Isso está ocorrendo porque aguardamos o lançamento do edital tanto do concurso de soldados quanto do concurso de oficiais da Polícia Militar da Bahia.

É fato que a demora para a abertura dos concursos é grande, e que a crise financeira atingiu em cheio nossas expectativas, e estamos esperando mais do que imaginávamos porque o Governo passa por limitações financeiras para contratar. Em meio a tudo isso, como devemos agir? Qual deve ser a postura racional do candidato?

Neste texto vou apontar algumas certezas, todas elas solidamente pautadas na razão, para você compreender o que vai acontecer a partir de agora. Leia até o final:

Os concursos vão sair?

O que está claro para todas as autoridades que comentam sobre os concursos na Polícia Militar da Bahia é que a Corporação precisa de efetivo. O próprio Governador afirma em todas as oportunidades que uma das necessidades da segurança pública é o aumento do quantitativo de policiais.

O ponto é que, por enquanto, ainda há limitações orçamentárias para realizar novas contratações, por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal. A primeira certeza que temos é que, sim, os concursos precisam superar a barreira econômica, mas eles serão abertos na primeira oportunidade financeira que houver.

Qual sai primeiro, o Concurso de Soldados ou o CFO PMBA?

Enquanto os concursos de soldado geralmente são abertos com milhares de vagas, o concurso de oficiais não chega a 150 vagas. Por isso é muito mais fácil que o concurso de oficiais saia, pois o impacto financeiro é inúmeras vezes menor.

Se você estuda para o Concurso CFO PMBA deve ficar ainda mais ligado, pois a possibilidade do edital ser publicado a qualquer momento é real. É melhor estudar esperando o edital do que correr o risco de ver uma chance escorrendo pelas suas mãos.

Como vão ser os próximos concursos?

Em época de crise, com o desemprego em alta, os concursos públicos passam a ser bastante visados e concorridos. O último Concurso do INSS que ocorreu em 2016, por exemplo, foi o mais concorrido da história, com mais de 1 milhão de inscritos!

Por isso, não se engane: tudo indica que estão por vir os concursos mais concorridos já abertos pela Polícia Militar da Bahia. A tendência é que aumente tanto a quantidade de candidatos quanto a qualidade.

O que o candidato deve fazer?

Se você quer mesmo tornar-se policial militar da Bahia, ingressando no concurso de soldado ou de oficial, a dica é estudar agora. Já disse isso em outras oportunidades, mas insisto que neste momento está alerta a isso é ainda mais importante, pois você enfrentará um concurso bastante difícil pela frente.

Material para os Concursos PMBA

A aprovação em qualquer concurso público está diretamente ligada à criação de diferenciais, algo que deve ser feito com antecedência e constância. Estudando cotidianamente, sem pressa e antes do lançamento do edital fica muito mais fácil ter sucesso em seu concurso. Essa é a principal certeza na qual você deve se agarrar.

Como me motivar?

Se você é iniciante, ou se quer uma dose de motivação para manter o foco nos estudos para os concursos PMBA – seja o concurso de soldado ou o concurso de oficiais (CFO PMBA) – sugiro que adquira o Livro do Concurseiro Policial, que escrevi justamente para quem precisa de motivação e diferenciais estudando para concursos policiais.

Veja os temas que incluí no livro:

  1. Vantagens e desafios na carreira policial
  2. As organizações policiais brasileiras
  3. As áreas do Direito na carreira policial
  4. Outros conhecimentos policiais
  5. Conhecimentos essenciais sobre segurança pública
  6. Dicas sobre as etapas do seu concurso policial
  7. Dicas de estudo e preparação
  8. Policial: vale a pena mudar de carreira?
  9. Uma mensagem imprescindível ao futuro policial

Além disso, você terá acesso aos seguintes bônus:

  1. Vade Mecum Policial: uma compilação de leis e códigos que caem nos concursos policiais.
  2. Mais de 5 mil questões de concursos policiais: para você praticar e testar exaustivamente seus conhecimentos.
  3. 10 textos essenciais sobre segurança pública: selecionei 10 textos que publiquei em veículos diversos, e que vão lhe dar uma base sólida para saber argumentar sobre temas que dizem respeito à segurança pública.
  4. Lista de 14 filmes indispensáveis para o concurseiro policial: filmes são uma boa forma de entrar em contato com assuntos relevantes para o seu concurso policial. Selecionei 14 obras primas que vão lhe surpreender (dica: escreva uma redação sobre cada filme após assistir).

O Livro do Concurseiro Policial

O Livro do Concurseiro Policial é um material 100% digital, que você poderá acessar quando quiser em qualquer plataforma (inclusive no celular smartphone). Pegue agora o seu!