Quanto tempo leva para o Oficial PMBA ser promovido?

A princípio, todos os candidatos ao Concurso CFO PMBA ambicionam tornar-se tenente: após três anos de academia como aluno-a-oficial, e mais um ano de aspirantado (estágio supervisionado), o posto de Tenente PM é o primeiro a ser alcançado na carreira do Oficial. Enquanto aluno você pode ser reprovado em disciplinas e ser desligado da academia. Enquanto aspirante você pode receber nota baixa na avaliação do seu superior (requisito para tornar-se Tenente). Ao ser promovido a Tenente PM, a estabilidade é bem maior, embora continuem as cobranças em relação às obrigações éticas e profissionais.

Mas se o Curso de Formação demora 3 anos e o aspirantado demora 1 ano, quanto tempo leva para que as próximas promoções ocorram? Abaixo, você confere o tempo mínimo de permanência em cada posto para que a próxima promoção ocorra (a este tempo é dado o nome de interstício):

Interstício Oficiais PMBA

Estes tempos estão definidos no Estatuto dos Policiais Militares, a lei que rege a carreira dos PMs baianos.

É bom lembrar que os prazos acima são “mínimos”, ou seja… É possível (e isso geralmente ocorre) que as promoções demorem mais do que esse tempo mínimo, dadas as restrições financeiras feitas pelos governos. Atualmente, as promoções mais demoradas são de capitão para major e de major para tenente coronel. Já as promoções para coronel “fechado” ocorrem geralmente para uma minoria, pois são apenas cerca de 30 coronéis em todo o estado.