Um grande tesouro para quem quer passar no Concurso PMBA

O tesouro dos concursos PMBA

Sendo seu interesse o concurso de soldados ou o concurso de oficiais da PMBA – CFSd ou CFO – os princípios que vão lhe levar à aprovação são praticamente os mesmos. Mesmo que os conteúdos exigidos no edital sejam distintos, o comportamento frente ao desafio de se preparar é o que vai fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso.

Hoje vou comentar um traço de comportamento que acho muito precioso para quem está na caminhada pela aprovação no concurso CFO PMBA ou CFSd PMBA. Algo que torna-se essencial principalmente neste momento que vivemos no desenvolvimento desses concursos.

A demora dos concursos saírem

Tenho ouvido muitas reclamações e boatos ansiosos sobre a publicação do edital dos concursos, algo natural para quem sonha ser policial militar, mas que deve ser contido para não atrapalhar a preparação. Precisamos reconhecer que é interesse tanto do Governo quanto da Polícia Militar contratar novos policiais, pois há a necessidade de efetivo (o próprio Governador já admitiu isso).

Enquanto o Concurso de Soldado já foi anunciado como um desejo do Governo (que aguarda alguma folga orçamentária para realizar a seleção), o CFO PMBA já está com a organizadora escolhida (Consultec), e já com muitos detalhes do edital definidos.

A não ser que você esteja próximo de completar 31 anos (limite de idade nos concursos), não é produtivo se preocupar muito com o momento de lançamento do edital.

O que você precisa neste momento

É aí que entra a necessidade de você possuir uma característica fundamental para obter êxito nos concursos PMBA: a resiliência.

O dicionário define da seguinte forma a resiliência:

“Capacidade que um indivíduo apresenta, após momento de adversidade, conseguindo se adaptar ou evoluir positivamente frente à situação.”

Quando o concurso lança o edital ou as inscrições estão abertas, é muito fácil manter-se focado. Todo mundo começa a estudar, os concorrentes aparecem, muita gente sugere que você faça o concurso. O diferencial é criado por quem estuda quando todos estão dormindo!

O Livro do Concurseiro Policial

Para isso, você precisa de muita resiliência, mantendo-se empenhado nos estudos mesmo com muitas adversidades possíveis. Veja algumas:

  • Crítica de quem acha que o concurso não vai sair.
  • Necessidade de dedicar tempo ao trabalho.
  • Surgimento de outros concursos.
  • Ausência de cursos ou materiais para estudar.
  • Falta de companhia para se preparar.
  • Preguiça ou tédio.

Cada um desses fatores, e outros tantos possíveis, são como empurrões que lhe dão para você cair. Sua capacidade de manter-se em pé é o que vai lhe fazer ser aprovado. Esse é o grande “tesouro” para quem quer passar no Concurso de Soldado da PMBA ou no Concurso CFO PMBA.

Seja resiliente!

Grupo de Estudo para os Concursos da PMBA

Insira o seu endereço de email abaixo e participe gratuitamente do Grupo de Estudo para os Concursos da PMBA!>